Desenvolvimento Integrado

Clique para ampliar
Organograma

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (SEMDI) atua na Agricultura, Pecuária, Indústria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo, com ações voltadas para esses setores. Tem por finalidade o planejamento, a coordenação, a supervisão, o controle da execução das atividades de proteção, conservação, fiscalização e preservação do meio ambiente e sua integração com as ações de desenvolvimento econômico, rural e da agricultura familiar no Município.

Na área de Agricultura, oferece serviços de patrulha mecanizada rural, principalmente voltada à Agricultura Familiar e os pequenos produtores, trabalhando com tratores equipados para oferecer serviços como aragem e gradagem de terras, além de ajuda para o plantio dos pequenos produtores.

A Agricultura possui ainda um conselho deliberativo, denominado Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), que se reúne mensalmente para propor ações voltadas à promoção de cursos, informações sobre créditos agrícolas, época de plantio, seguro agrícola, entre outros assuntos, e trabalha em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Oferece ainda suporte técnico para o agronegócio.

Na área da Pecuária, oferece apoio técnico à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) durante as campanhas de vacinação anti-aftosa, além de colaborar com o Censo Rural do IBGE e promover políticas e ações para desenvolvimento da bacia leiteira.

Na área da Indústria, a principal conquista da SEMDI é a criação do Distrito Industrial, instituído através da Lei Municipal 041/93 e regulamentada pelo Decreto 410, datado de 07 de abril de 2003. A SEMDI é responsável por intermediar a vinda de novas indústrias para o município, consolidar o Pólo de Confecções, além da qualificação de mão-de-obra.

No setor comercial, a Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina (ACINA) é parceira da SEMDI, e o principal serviço oferecido é a capacitação de mão-de-obra.

Na área de Meio Ambiente, existe um Conselho Municipal do Meio Ambiente que se reúne trimestralmente para tratar de assuntos relacionados ao setor, com a parceria do Ministério Público Estadual. Outros serviços são de educação ambiental, reposição florestal, campanhas educativas entre outros.  

Existe ainda um Horto Municipal, mantido pela SEMDI, onde existem milhares de mudas de plantas nativas, frutíferas e ornamentais, que são doadas, plantadas na cidade, usadas para reposição de matas ciliares, margem de rios e plantio de reserva legal.

A SEMDI ainda realiza semanas de conscientização, como da árvore e meio ambiente, sempre em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícias Ambiental, Civil e Militar de Nova Andradina. A Secretaria ainda visa desenvolver projetos visando solucionar problemas no município relacionados com a pasta.

No setor de Turismo, a SEMDI coordena o Conselho Municipal de Turismo e realiza trabalho de cadastro de pontos turísticos de Nova Andradina.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado tem sua estrutura básica integrada pelas seguintes unidades organizacionais:

I – Comitê de Municipal de Meio Ambiente;

II – Subsecretaria de Meio Ambiente:

III - Gerência de Produção Rural e Agricultura Familiar;

IV - Gerência de Indústria, Comércio e Turismo.


Responsável: Hernandes Ortiz 
Endereço: Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, n 541
Telefone: (67) 3441-1250
E-mail: semadi@pmna.ms.gov.br
Horário de Funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 7h às 11 e das 13h às 17h 

Rede Sociais