10/11/2017 às 18:37:00

Nova Casa Verde recebe programa de saúde do homem e da mulher

Neste sábado (11), serão ofertados atendimentos em saúde, palestras para os adultos e atividades recreativas para as crianças..

Uma frente de profissionais de diversas secretarias do Governo Municipal de Nova Andradina estará em Nova Casa Verde neste sábado (11), oferecendo aos munícipes em geral, toda uma estrutura de atendimento em saúde, dentre outras atividades e serviços sociais que serão ofertados durante o evento de iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o SENAR, que compõem o Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural.

Envolvendo as secretarias de Saúde, da Mulher, de Educação (SEMEC) e Assistência Social (Semcias), a prefeitura reforça a importância da prevenção em saúde, com olhar especial voltado ao distrito que, dentre outras entidades, contará com o apoio da SBU/MS – Sociedade Brasileira de Urologia e Sindicato Rural de Nova Andradina.

Serão oferecidos exames preventivos de câncer do colo de útero e PSA (Antígeno Prostático Específico - exame para detecção de câncer de próstata para o homem), vacinas, aferição de pressão, testes rápidos de glicemia capilar e para diagnósticos de sífilis, HIV e Hepatite B e C.

Haverá ainda recreação infantil e espaço de leitura, espaço beleza, orientações sobre alimentação saudável e nutrição, além de um núcleo jurídico e informações para prevenção da violência contra mulher.

Para o secretário de saúde, Norberto Fabri Júnior, essa é uma oportunidade para homens e mulheres cuidarem da saúde, em especial se prevenirem contra o câncer, considerado o mal do século. “Esses exames de rotina são de extrema importância, pois o câncer não produz sintomas nas fases iniciais. São indicados para as pessoas acima de 40 anos para aqueles que têm registros de casos em parentes de primeiro grau, uma vez que o câncer hereditário pode aparecer mais cedo. Para aqueles sem registros, os exames podem ser feitos a partir dos 50 anos”, orienta o gestor municipal.

O prefeito Gilberto Garcia enalteceu o valor das parcerias para a viabilização desta ação. “Com a colaboração de entidades de apoio e fomento ao desenvolvimento rural e instituições de saúde estamos conseguindo prevenir doenças como o câncer, sífilis, hepatite e diabetes, além de oferecer serviços e lazer para a população. O governo municipal sempre estará aberto às parcerias”, encerra o chefe do executivo.  

COGECOM

Rede Sociais