Previna

Natalho Cuer/PMNA
Edna Chulli, presidente do Previna
Natalho Cuer/PMNA
Diretoria Executiva é composta por Wagner Brandão Cunha (Diretor Financeiro), Edna Chulli e Adriana Pimenta (Diretora de Benefícios)

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Nova Andradina – PREVINA, foi implantado através da Lei Municipal 993/2011 de 01 de setembro de 2011. Após muito estudo e várias reuniões de uma comissão nomeada pelo Prefeito Municipal. Esta comissão formada por servidores de diversos setores se debruçou sobre a legislação do Ministério da Previdência Social, com o objetivo de realizar um apanhado das vantagens e dificuldades para instituir o Regime Próprio.  
Para tanto, foi necessário contratar uma empresa de consultoria com notório saber, a ACONPREV, que orquestrou a pesquisa e forneceu suporte para a comissão, realizando assembléias com os servidores para informá-los sobre a criação do Regime Próprio. Durante aproximadamente três anos, esta discussão esteve presente entre os servidores e o executivo municipal até que se concluiu pela implantação definitiva, visto que ficou comprovado que o Município economizaria recursos e os servidores seriam beneficiados com uma previdência própria livrando-se do fator previdenciário no momento da aposentadoria, e tendo mais próximo de si, as informações necessárias sobre sua vida funcional.

Além de todos os benefícios garantidos por lei, muito parecidos com aqueles proporcionados pelo Regime Geral (INSS), o Regime Próprio (PREVINA) tem a sua gestão operacionalizada pelos próprios servidores, com Conselho Curador e Conselho Fiscal, eleitos pelos funcionários e uma Diretoria Executiva selecionada e confirmada pelos servidores através de processo eleitoral, em que todos puderam participar elegendo pessoas de confiança com capacidade para gerir recursos e zelar pela manutenção e eficiência do Instituto.

Confira aqui a legislação do Previna e demais autarquias do Governo Municipal
As publicações diárias do Previna podem ser acessadas no Diário Oficial do Município


O PREVINA, disponibilizará em breve um site com link de transparência pública, em que qualquer cidadão poderá acessar e acompanhar os gastos e investimentos do Instituto, e através do qual o servidor saberá quantos são os aposentados, qual o valor pago e o saldo que o PREVINA acumula isto dará muita segurança, pois será possível acompanhar a gestão e a solidez do Regime que deve sustentar o futuro de cada servidor. Enquanto que no Regime Geral (INSS) a maioria da população tem acesso a essas informações apenas no noticiário nacional, quando ocorre algum problema na gestão dos recursos.

O Plano de Benefícios do PREVINA abrange:

1)    Quanto ao segurado:
a)    Aposentadoria por invalidez
b)    Aposentadoria compulsória
c)    Aposentadoria por idade e tempo de contribuição
d)    Aposentadoria por idade
e)    Auxilio doença
f)    Salário maternidade

2)    Quanto ao dependente:
a)    Pensão por morte
b)    Auxilio reclusão

3)    Quanto aos beneficiários
a)    Gratificação natalina  

As aplicações obedecem Resolução 3.922/2010 do Banco Central do Brasil, regulamentada pela Portaria MPS 519/2011. A qual o PREVINA se encontra devidamente adequado inclusive quanto ao § 2º que trata de certificação do gestor dos recursos, em que há a necessidade de realizar uma prova junto a ANBIMA.

O PREVINA funciona em Sede Própria o que facilita a organização dos serviços e o atendimento ao servidor já que o ambiente é apropriado com conforto suficiente para que todos se sintam acolhidos.

A implantação do PREVINA reduziu a alíquota de contribuição para a Previdência gerando economia para os cofres públicos, sem contar a possibilidade de ter uma previdência gerenciada pelos próprios servidores, aplicando um moderno conceito de gestão pública compartilhada, delegando poderes para que os funcionários se dediquem no sentido de solidificar cada vez mais o PREVINA, seja na administração direta através da Diretoria Executiva, seja na indireta através da participação nos Conselhos Curador e Conselho Fiscal e ainda a aplicação dos recursos em entidades financeiras locais o que sem dúvida proporciona ao Município inúmeros benefícios considerando que aumenta consideravelmente o volume de investimentos nos bancos.


Endereço: Avenida Eurico Soares Andrade, n°. 1.770
Telefone: (67) 3441-1187
E-mail: ednachulli1801@hotmail.com

Notícias Relacionadas

Rede Sociais