Cogecom

Da mesma maneira que aconteceu na primeira edição da campanha Outubro Rosa, acadêmicos da Universidade Brasil (Uniesp Campus Nova Andradina) e algumas equipes que compõe a rede de assistência social de Nova Andradina participaram de um grande abraço coletivo no Obelisco Central.

Compondo um grande laço rosa humano, o ato simbolizou o encerramento das atividades da 7ª edição do Outubro Rosa, campanha de Prevenção Contra o Câncer de Mama e o Câncer de Colo de Útero, que faz um alerta para a importância dos cuidados com a saúde da mulher.

O ato começou em frente à Universidade com apoio de todos os acadêmicos da instituição e envolveu diretamente a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias), Programa Saúde da Mulher e Conselho Municipal de Mulher.

Cogecom

A secretária Julliana Caetano Ortega, agradeceu a todos os parceiros envolvidos, que uniram suas forças em prol desta causa. “A primeira edição desta campanha foi aberta com este abraço simbólico no monumento central, em 2012, último ano do governo do nosso prefeito Gilberto Garcia. Seis anos depois repetimos este ato, agora, encerrando o Outubro Rosa. Sem dúvida, a programação toda movimentou centenas de usuários da rede de saúde e assistência social, levando a mensagem sobre a importância da prevenção, pois só se pode prevenir contra alguma doença quando se tem as informações necessárias”, ressaltou.

Outra ação desenvolvida pela Semcias neste último dia de campanha (31) foi a distribuição de panfletos na área central do município, com a finalidade de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.

Marcaram presença na atividade: Conselho da Mulher, CRAS, CREAS, AABB, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo de Nova Casa Verde, Equipe técnica Casa dos Conselhos, Centro de Atendimento à Mulher e Secretaria Executiva de Políticas para a Mulher.

Balanço da campanha Outubro Rosa

Com a intenção de intensificar os esforços para detectar precocemente o câncer de mama e do colo do útero, os 31 dias do mês de outubro foi de ações de conscientização e realização de exames, mostrando os avanços já conquistados e também o desafio para vencer essa doença, que atinge um grande número de brasileiras e mulheres no mundo inteiro.

A campanha enfatizou, principalmente, a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas.

Vale informar ainda que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. A realização de uma mamografia de rastreamento é recomendada para mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos.