Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Banda atende mais de 90 alunos e conquistou 123 troféus ao longo dos anos

Nesta segunda-feira (03), a Banda Marcial Municipal Getúlio Vargas completa 40 anos de formação: apresentações, viagens, competições, desfiles e muito aprendizado marcam a história do grupo que foi fundando em 03 de julho de 1983. Inicialmente, a banda foi formada como um grupo paramilitar, composto por alunos da Guarda Mirim de Nova Andradina, que acompanhavam o pavilhão de bandeiras. À época, a BMMGV tinha a direção do comandante Átila Rodrigues Falcão, já cidade era governada por Getúlio Gideão Buermeister, sexto prefeito de Nova Andradina.

Cb image default
Divulgação

Após o comando de Átila, a Banda Getúlio Vargas foi dirigida por Amaury Nunes de Carvalho, Altamiro Gomes da Silva, Elias Antônio Alves Sobrinho, Edmir dos Santos, assim como outros instrutores que seriam os responsáveis diretos pela implantação da Guarda Mirim de Nova Andradina e posteriormente da Banda. Atualmente, o maestro Edson Dias Pinheiro é o responsável.

Edson dirige a banda desde 2000, estando presente também desde a formação, contribuindo para a evolução do grupo, que ao longo dos 40 anos de jornada, conquistou 123 importantes troféus para Nova Andradina, maior parte fora do município e Estado. Segundo Edson, a participação na Banda é essencial para o desenvolvimento de diversas habilidades, não se restringindo apenas ao conhecimento musical.

Cb image default
Banda Marcial Getúlio Vargas (guarda mirim), acompanhada do Prefeito Getúlio Gideão, 1984

“Os alunos têm a oportunidade de praticar e desenvolver suas habilidades com os instrumentos, bem como aprender sobre teoria musical e como tocar em conjunto com outros músicos. Além disso, o ambiente de aprendizado em grupo pode ajudar a motivar os alunos a se esforçarem para melhorar suas habilidades e alcançar seus objetivos musicais. Os projetos sociais de música são alicerçados em três pilares: inclusão, transformação e inserção no mercado. A música é uma ferramenta de inclusão daqueles que estão à margem da sociedade por diversos fatores”, explicou o maestro.

Cb image default
Divulgação

Ainda, Delma Prado Cavalcante, secretária de cidadania e assistência social, parabenizou o aniversário: “São muitos anos de história, de muito orgulho e de um histórico de excelência. Temos um maestro que sempre desenvolveu um trabalho profissional, que beneficia diversos jovens nova-andradinenses. Hoje vejo musicistas formados, que fizeram parte da banda. Tudo isso é motivo de orgulho para nossa cidade, nosso Estado e para o país”, relatou a secretária.

Gilberto Garcia, prefeito de Nova Andradina, também destacou a qualidade do grupo, além de citar os investimentos do município para a manutenção e ampliação da banda. Atualmente, alunos da Getúlio Vargas possuem “Bolsa Banda”, que consiste em um auxílio de R$ 199 mensais, destinados aos membros que participam há mais de 06 meses do grupo. Ademais, o governo municipal investe em outras melhorias essenciais, como a recente reforma do espaço para treino, que ganhou cobertura, aquisição de uniformes e novos equipamentos.

Cb image default
Divulgação

“Esses investimentos são de recursos próprios do município, que busca fomentar esse grande projeto, já que desenvolve novas habilidades aos mais de 90 participantes, bem como melhora o desempenho escolar dos alunos. Parabenizo pelos 40 anos da Banda Getúlio Vargas, que há quatro décadas forma cidadãos, amplia o senso crítico, estimula o estudo, a cultura e a arte nova-andradinense”, finalizou Gilberto.