Encontro realizado nesta semana, contou com a participação da coordenadora de Políticas de Igualdade Racial da Prefeitura de Nova Andradina

Na última terça-feira (23), nas dependências da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, o Conselho Municipal da Promoção de Igualdade Racial e Cidadania reuniu-se em sessão extraordinária para deliberar sobre assuntos pertinentes aos momentos atuais e que atingem questões raciais. Na oportunidade, seus membros debateram as demandas da educação no tocante a temas étnico-raciais, o papel do Conselho na sociedade e sua importância.

No encontro, os membros do Compir discutiram ainda ações que serão realizadas na Semana Nacional da Consciência Negra, no Desfile Cívico do Dia 7 de Setembro e também a importância da inclusão de cotas raciais nos concursos públicos em âmbito municipal, legislação já em vigência em âmbitos estadual e federal.

Além da coordenadora municipal de Promoção de Igualdade Racial e Cidadania, Maria José Macedo, estiveram presentes na sessão o presidente do Conselho, Domingos Aparecido Gonçalves (representante da sociedade civil – Terreiro Caboclo Ubirajara), Marcela Ernesto dos Santos (representante governamental – IFMS), Marilza da Cruz Xavier (sociedade civil – Terreiro Caboclo Ubirajara) e Fabiana Barbosa dos Santos (governo – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania); participaram também, de forma remota, Claudinei Araújo dos Santos (governo – Câmara Municipal), Paula Renata Araújo Costa (governo – Secretaria Municipal de Saúde).

Em suas considerações, Maria José Macedo pontuou assuntos relevantes à pauta racial, inclusive sobre a necessidade de criação do Fórum Municipal de Promoção da Igualdade Racial e da Cidadania. Mazé Macedo enalteceu ainda, o papel do conselheiro, sua importância enquanto serviço público, bem como a relevância deste para a sociedade.

O Conselho Municipal da Promoção de Igualdade Racial e Cidadania foi criado através da Lei Complementar nº 190, de 17 de novembro de 2015 e regulamentado por meio do Decreto 2089, de 25 de janeiro de 2018 e se reúne na segunda terça-feira de cada mês, às 13h30, na Central dos Conselhos, sito a Rua Melvin Jones, 1252 – Centro.