A feira é uma vitrine para a comercialização de trabalhos artesanais e no ramo da alimentação, feitos por mulheres que precisam ganhar renda para o sustento das suas famílias

O Governo Municipal de Nova Andradina, através da Secretaria Executiva de Políticas Públicas para a Mulher, fez a entrega de 22 novas tendas que serão utilizadas na realização da tradicional Feira Mulheres de Atitude.

A ação visa incentivar o empreendedorismo feminino e também a construção de diversas histórias de superação como a de Doroty de Paula, que foi apresentada às autoridades presentes na cerimônia ocorrida nesta sexta-feira (20).

Foto: William Gomes

“Faço parte do grupo há 10 anos. Estou muito feliz por esse momento, as barracas são lindas e serão de grande valia para todas nós. Mais feliz ainda porque depois de muita luta vou realizar o sonho de abrir meu próprio negócio. Assim, vou passar minha barraca para outra mulher de atitude. Obrigada a Feira Mulheres de Atitude, ao prefeito Gilberto Garcia e a todos que me deram essa oportunidade. Ainda não temos data para inaugurar, mas quero convida-los para estar comigo neste dia”, afirmou a empresária.

As barracas são personalizadas, da cor lilás, com fechamento lateral, 16 metros quadrados, sendo adquiridas com recursos próprios do município no valor de R$ 52.360,00.

Foto: William Gomes

Para a secretária da pasta realizadora deste evento, Julliana Ortega, a feira é uma vitrine para a comercialização de trabalhos artesanais e no ramo da alimentação, feitos por mulheres que precisam ganhar renda para o sustento de suas famílias. Porém, este projeto é muito mais abrangente, ajuda na autoestima e na conquista de espaço e de oportunidades iguais na sociedade.

“Nova Andradina é referência em políticas públicas para a mulher, tanto é que recebemos o selo Prefeitura Amiga da Mulher graças ao desenvolvimento de projetos como este, que promovem o empoderamento da mulher, a independência financeira e o aumento da autoestima”, declarou Juliana.

A secretária destacou ainda o crescimento da participação das mulheres na política e no fortalecimento da economia de Nova Andradina.

Foto: William Gomes

“A representatividade da mulher no legislativo cresceu. Agora, serão 3 mulheres na Câmara. A participação delas cresce nos mais diversos campos de atuação e, mesmo nos momentos de crise econômica, as mulheres continuam empreendendo, continuam acreditando. Por isso, nossa gestão continuará dando todo o apoio necessário – capacitações, assessoramento e suporte técnico, realização das feiras – para que as mulheres possam ter melhores oportunidades sempre”, completou a secretária de políticas públicas da mulher.

O prefeito Gilberto Garcia elogiou a garra das mulheres nova-andradinenses e disse que pretende construir uma sede própria para que possam realizar todas as edições das feiras.

“Vamos continuar trabalhando, oferecendo oficinas e um calendário anual para a promoção de feiras. Com apoio da Câmara vamos conseguir construir um espaço melhor, mais digno para vocês. Desejo cada vez mais sucesso e que histórias como a da Doroty e tantas outras mulheres guerreiras sirvam de exemplo e inspiração para outras mulheres e as novas gerações”, encerrou o prefeito.

A cerimônia contou com a presença da primeira dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia, vereadores Robertinho Pereira e Wilson Almeida, secretários municipais, vereadores eleitos Cida Valdez, Marcia Lobo, Arion Aislan e Fábio Zanata, a presidente do Conselho Municipal do Direito da Mulher, Cleonice Costa Farias, integrantes do projeto e servidores públicos municipais.

A Feira Mulheres de Atitude é formada por mulheres que comercializam artesanato, moda intima e laço de fitas, caldo de cana, churros e sorvete, tapioca, pastel, lanche, crepe, cachorro quente, cocada, bala baiano e suco, chocolates, pizza frita e salgados fritos.