Com o objetivo de difundir conhecimento sobre violência doméstica e familiar contra a mulher, a Secretaria Executiva de Políticas Públicas para a Mulher juntamente com os órgãos que integram a rede de proteção à mulher promoveram palestras no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Horto Florestal e uma live sobre o tema, transmitida pelo Facebook da Prefeitura de Nova Andradina.

As ações ocorreram durante esta semana, dentro da programação da campanha Agosto Lilás, cuja finalidade é debater sobre o histórico e os avanços das políticas públicas de enfrentamento às violências contra as mulheres, tais como a Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio.

No SCFV Horto Florestal, a palestra referente aos 16 anos da Lei Maria da Penha reuniu pais dos alunos matriculados no projeto social no dia 15 de agosto. Em suma, a principal mensagem aos pais foi sobre a educação e o respeito à mulher e ao próximo.

Presente em mais esta ação do Agosto Lilás, a vereadora e presidente da Procuradoria da Mulher, Gabriela Delgado, discorreu sobre os trabalhos desenvolvidos pelo órgão criado pelo poder legislativo, para assegurar os direitos das mulher.

Em casos de urgência, ligue 190, a Policia Militar está sempre disponível para ajudar a mulher, vítima de violência. A denúncia pode ser feita de forma anônima.

Mesmo diante a uma ocorrência no período noturna, a mulher não ficará desamparada, pois o município conta com uma rede de apoio atuante e preparada para tomar providências.

Na quarta-feira (17), a palestra com a delegada titular da DEAM (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Daniela Nunes, foi dirigida às crianças e adolescentes do mesmo projeto. Com uma linguagem bem dinâmica e atual, Dra. Daniela explicou sobre o respeito, tipos de violência, canais de denúncia, e ressaltou a importância do trabalho realizado pela rede de enfrentamento à violência contra mulher.

No mesmo dia, através do facebook da Prefeitura Municipal, foi transmitida uma live para reforçar novamente a temática do Agosto Lilás, com ênfase aos canais de denúncia e a divulgação de dados sobre a violência contra a mulher em Nova Andradina e no estado de Mato Grosso do Sul.

Participaram da roda de conversa virtual, Arlethe Matos (Pedagoga de Ações Sociais da Sec.da Mulher), Cabo Breguedo (Promuse-Programa Mulher Segura) Estefania (representante da OAB), veadora Cida do Zé Bugre (representante da Procuradoria da Mulher.

Em dados apresentados pela Policia Militar, até o dia 04 de agosto deste ano, já foram registradas 540 medidas protetivas no município. Em MS, 35 mulheres morreram, vítimas de feminícidio. Em números nacionais, a média é que a cada 7 horas, uma mulher é morta no país.

“Quando conhecemos mais sobre a Lei Maria da Penha, mostramos à sociedade a importância de penalidades mais severas aos agressores. Porém, apesar de ser importante falar sobre a legislação, isso não basta para acabar com a violência. O trabalho de conscientização nas escolas e em projetos que envolvem as crianças e adolescentes é fundamental e deve ser permanente. Vamos manter o programa Maria da Penha vai à Escola, à Igreja, nas ESFs, pontos de ônibus e onde quer que a violência esteja presente”, explica a pedagoga Arlethe, que nesses eventos representou Emerson Nantes, secretário interino da pasta.

Todo o conteúdo apresentado na Live pode ser conferido no facebook da Prefeitura Municipal de Nova Andradina.