A adesão de Gilberto Garcia ao programa reflete a sua preocupação com implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos da infância e adolescência

As técnicas da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Sonia Cristina Amaral Rodrigues e Josefa Ferreira de Almeida apresentaram as experiências de boas práticas de Nova Andradina voltadas à criança e ao adolescente durante o seminário “Um Caminho Para Proteção Integral”, realizado em Teresina (PI), nos dias 18 e 19 de abril, pelo Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC).

As servidoras representaram o prefeito José Gilberto Garcia, convidado pela Fundação Abrinq para participar deste evento. O objetivo do programa é mobilizar e apoiar tecnicamente os prefeitos e suas equipes na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Na ocasião, Josefa apresentou a organização metodológica para o Programa Prefeito Amigo da Criança do município, bem como toda a rede socioassistencial voltada a este público alvo.

A adesão de Gilberto Garcia ao programa Prefeito Amigo da Criança reflete a preocupação da atual administração em oferecer políticas públicas efetivamente voltadas a infância e a adolescência em Nova Andradina.

“Ao incentivar a participação das técnicas em eventos como este, o prefeito Gilberto demonstra que está voltado para a capacitação dos técnicos municipais para nos tornarmos uma cidade verdadeiramente amiga da criança. Por isso, comparecemos ao seminário, com vários cursos e palestras, para que consigamos gerir esse programa que envolve ainda várias secretarias municipais como saúde, educação e Assistência Social”, esclarece Sonia Rodrigues.

Participaram do evento, técnicos da Fundação Abrinq, Carlos Delcidio, Graduado em Gestão de Políticas Públicas, a técnica Priscila Alves, Bacharel em Ciências Sociais, Luane Natalle, Bacharel em Psicologia, com especialização em gestão de políticas, programas e projetos sociais, além de outros palestrantes.

Prefeito Amigo da Criança

Para se tornar um Prefeito Amigo da Criança, o Gestor Municipal deve se comprometer a priorizar as necessidades das crianças e adolescentes, investindo em educação, saúde, assistência social, esporte, lazer além de trabalhar em parceria com todos aqueles que integram o Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

Além das secretarias municipais, o programa prevê o fortalecimento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e também de outros órgãos e entidades, como o Conselho Tutelar. “Na próxima semana vamos repassar para as demais secretarias envolvidas, Conselhos e Rede Socioassistencial os temas abordados durante o seminário”, complementa Josefa.