Foto: William Gomes

Com o tema “Enfrentamento ao Racismo e as outras formas correlatas de discriminação étnico racial e de intolerância religiosa: Política de Estado e responsabilidade de todos nós”, a I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Cidadania de Nova Andradina foi realizada na sexta-feira (10), no Centro De Convivência Da Pessoa Idosa.

Foto: William Gomes

Cerca de 100 pessoas se credenciaram e participaram das discussões sobre temas direcionados à igualdade racial. O evento foi abrilhantado com a palestra de Eugenia Portela, doutora em educação e também Líder do grupo de Estudo e Pesquisas sobre Educação, Relações étnico-raciais e Formação de Professores e a apresentação do grupo SAMPRI, banda de samba renomada em Mato Grosso do Sul.

Foto: William Gomes

Autoridades políticas e lideranças locais marcaram presença na abertura da solenidade. O prefeito Gilberto Garcia, em seu discurso, enalteceu a importância da Igualdade Racial município e garantiu o apoio a esta causa. As vereadoras Márcia Lobo, Gabriela Delgado e Cida do Zé Bugre, vereador Arion Aislan e o presidente da Câmara, Leandro Fedossi, representaram o poder legislativo municipal.

Foto: William Gomes

A conferência foi aberta pela Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Cidadania, Domingos Aparecido Gonçalves. Também participaram a Subsecretária de Promoção da Igualdade Racial de Campo Grande, Ana José Alves, e a Subsecretária de Cidadania e Assistência Social, Ana Kelly Clemente, que neste ato representou a secretária Julliana Ortega.

A Conferência

Diversos temas foram debatidos e propostas foram formuladas, elencadas e aprovadas a partir das discussões realizadas em grupos de trabalho, sendo cada qual, responsável pelo desenvolvimento de cada eixo, como dinâmica facilitadora na produção de ideias posteriormente, organizadas no processo conferencial. Ao debate amplo, foram apresentados 4 Eixos.

A I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Cidadania elegeu também a delegação que participará da V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que se realizará em novembro de 2022, a qual terá 4 representantes da sociedade civil e 2 representantes do poder público do município de Nova Andradina.

Delegados Eleitos

Sociedade Civil

1º titular: Marcela Ernesto dos Santos

2º titular: Claudinei Araujo dos Santos