O assédio moral e sexual no ambiente de trabalho foi o foco de uma palestra esclarecedora na empresa Naturafrig. A iniciativa, realizada no último dia 18, foi promovida pela Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, vinculada à Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, com o objetivo de disseminar conhecimento, reflexão e prevenir tais práticas aplicadas no ambiente profissional.
A palestra foi ministrada pela gestora de Políticas Públicas para a Mulher, Arlethe Matos, que abordou os conceitos de assédio, destacando a importância de ações preventivas e educativas para conscientizar as pessoas sobre a gravidade do problema. Ela também orientou as mulheres sobre seus direitos e os canais de denúncia disponíveis, incentivando uma cultura de respeito e igualdade no trabalho, mas também nas relações humanas.
“Mulheres e homens sofrem assédio moral nas relações de trabalho, mas as mulheres são as principais acometidas por essa forma de violência. Por isso, ações educativas são essenciais para sensibilizar empregadores e conscientizar empregados sobre a gravidade do assédio no trabalho, reforçando a ideia de que essa conduta nociva deve ser punida, evitada e fiscalizada”, ressaltou.
Na oportunidade, Arlethe aproveitou para explicar sobre a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, que se inicia neste dia 25 e se estende até 10 de dezembro.
Uma mobilização que é realizada anualmente pelo Governo Municipal, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, que reforça o compromisso contínuo na luta contra a violência de gênero.