Autoria da proposição é do deputado estadual Renato Câmara, que é Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa

Foto: João Claudio

Cerca de 80 pioneiros e demais responsáveis pela efetivação das políticas públicas em defesa dos direitos da pessoa idosa no município de Nova Andradina receberam da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul uma moção de congratulação em reconhecimento a notoriedade dos relevantes serviços prestados à comunidade do município.

A autoria da proposição é do deputado estadual Renato Câmara, que é Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa, que esteve presente na solenidade de entrega das homenagens realizada na noite desta quinta-feira (5) no Centro de Convivência do Idoso Aparecida Mourão.

Foto: João Claudio

O prefeito municipal José Gilberto Garcia parabenizou a iniciativa do parlamentar do MDB, pela criação desta homenagem àqueles que têm serviços prestados e que atuam em defesa dos direitos da pessoa idosa. Também elogiou a sua luta para a aprovação do Fundo Estadual do Idoso, que permitiu a implantação da Olimpíada do Idoso.

Foto: João Claudio

“Isso viabiliza a destinação de recursos para a promoção de competições regionais, que promovem a integração dos idosos e, principalmente, o estimulo à prática esportiva. Nossa terceira idade tem vitalidade e precisa desse incentivo para melhorar ainda mais sua qualidade de vida”, ressaltou, ao citar os inúmeros projetos esportivos e de lazer desenvolvidos no Conviver.

Foto: João Claudio

Ao reconhecer a importância das pessoas que marcaram a história de Nova Andradina e que se dedicaram ao trabalho em prol dos idosos, a secretária de cidadania e assistência social, Julliana Ortega, agradeceu ao deputado Câmara, autor da propositura. Além disso, agradeceu ao prefeito Gilberto Garcia e a toda sua equipe de profissionais da SEMCIAS e, em especial, que trabalham no projeto Conviver.

“Se recebemos aplausos é porque temos feito um trabalho de excelência, porque temos todo o apoio e suporte do prefeito, porque temos uma equipe de profissionais de qualidade. O Conviver conta com aproximadamente 1000 idosos em Nova Andradina. Com apoio do governo municipal, o projeto foi estendido ao distrito de Nova Casa Verde, com 35 idosos”, destacou a secretária.

Foto: João Claudio

Para o vice-prefeito Nenão, povo que não tem memória, não tem história. “Se não dermos valor a quem foram os pioneiros da nossa cidade, não reconhecermos aqueles que fazem a diferença para a valorização e a melhoria da qualidade de vida da melhor idade no município, seremos um povo sem história”.

Nenão também enalteceu o trabalho do parlamentar pela sensibilidade de se preocupar com os idosos. “A expectativa de vida do brasileiro aumentou, sendo fundamental a implantação de políticas públicas de defesa a melhor idade. Em Nova Andradina temos um trabalho forte, de peso, sendo muito bem feito, mas podemos avançar ainda mais. Uma importante iniciativa seria e a criação da Frente Municipal do Idoso”, sugeriu.

Foto: João Claudio

Mentor das homenagens, o representante do Vale do Ivinhema na Assembleia Legislativa, Renato Câmara, afirmou que uma das funções do parlamentar é fazer com que as leis sejam cumpridas e defender os direitos e a preservação da dignidade das pessoas.

“Uma das bandeiras que temos trabalhado é defender os direitos da pessoa idosa. E temos muitas conquistas, como o Fundo Estadual do Idoso, que permitiu a criação da Olimpíada dos idosos desde o ano passado, isso graças aos debates, audiências públicas e enfrentamento para que as coisas aconteçam no Estado”, ponderou.

Autor de várias emendas e responsável pela destinação de quase R$ 500 mil ao município, Renato agradeceu ao prefeito pela parceria. “É uma administração que cuida das pessoas, com dignidade, amor e atenção”, registrou.

Foto: João Claudio

Por último, fez referência a entrega dessas moções aos homenageados. “A Assembleia Legislativa, que representa toda a população sul-mato-grossense, reconhece tudo aquilo que vocês fizeram, ao longo da sua vida, pela sua cidade, mas principalmente, pelas suas famílias, porque vocês merecem”.

A solenidade também foi prestigiada pelos vereadores Amarelinho, Robertinho Pereira, Airton Castro, a primeira dama e vereadora, Joana Darc Bono Garcia, a coordenadora do Projeto Conviver, Cida Pires e o vereador de Batayporã, Germino Roz.

Vale destacar as 4 apresentações culturais da melhor idade, que garantiram a animação e os momentos de descontração e alegria, sendo bastante aplaudidas por todos.

Para conferir a lista dos homenageados da noite, abra o documento em anexo a reportagem:

As fotos podem ser visualizadas na Galeria pelo link: