Nova Andradina atua na promoção de um envelhecimento ativo que beneficie os idosos que residem tanto na sede do município como em Nova Casa Verde.

O Governo Municipal, sensível às reivindicações populares e da Câmara de Vereadores de Nova Andradina está estendendo as atividades do Centro de Convivência do Idoso à terceira idade de Nova Casa Verde.

Na última sexta-feira (6), um grupo de aproximadamente 40 idosos de Nova Andradina se deslocaram ao Distrito de Nova Casa Verde para se somar ao grupo já constituído na localidade. A tarde de integração proporcionou atividades recreativas, com esporte e aulas de danças com o professor João Rafael. O encontro foi encerrado com um café da tarde preparado pela equipe da Semcias que atua no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que atende crianças e adolescentes do Distrito.

Segundo Cida Pires, coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, o prefeito Gilberto Garcia atua fortemente no apoio ao trabalho das equipes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em especial na promoção de um envelhecimento ativo que beneficie os idosos que residem tanto na sede do município como em Nova Casa Verde. “Agradeço grandemente, o apoio do nosso prefeito Gilberto Garcia, da secretária Julliana Ortega, sobretudo, do imenso esforço da nossa equipe de trabalho. Sem essa união de forças não estaríamos aqui promovendo este lindo encontro. É mais uma meta da Semcias sendo alcançada”, disse a coordenadora.

O assessor especial do prefeito Gilberto Garcia, Vicente Lichoti, destacou a preocupação do prefeito por Nova Casa Verde, elencou o trabalho da gestão em favor dos moradores do Distrito e o carinho que o prefeito tem pela pessoa idosa. “Nosso prefeito Gilberto Garcia está trabalhando para desenvolver a região de Casa Verde, desde os assentamentos, à regularização dos registros de imóveis dos moradores. A pavimentação e drenagem da Avenida Dilson Casarotto, a cobertura da quadra da Escola Delmiro Salvione Bonin, a reforma do parquinho infantil, estão no rol de tantas outras ações que serão realizadas já neste ano até o final do mandato em 2020, graças ao esforço diuturno do prefeito”, destaca Vicente.

A tarefa do Projeto Conviver na sociedade é o de desenvolver atividades de valorização e inclusão da pessoa idosa na sociedade, consolidando uma política pública que promova o envelhecimento ativo. A iniciativa oferece atividades de lazer, cultura e convivência comunitária, além de atuar na promoção dos direitos dos idosos, na cidadania e na qualidade de vida, contribui para um envelhecimento saudável.

Em Nova Casa Verde já estão inscritos aproximadamente 30 pessoas ao projeto. Os objetivos desta atuação são: minimizar as dificuldades enfrentadas pelo idoso no seu dia-a-dia, despertar na pessoa idosa a certeza de que ela continua criativa e produtiva; trabalhar o reconhecimento das suas limitações aprendendo a conviver com elas; contribuir para a garantia da autonomia e independência da pessoa idosa; possibilitar um espaço de convivência social, retirando-os do isolamento; estabelecer uma integração familiar, fortalecendo os vínculos afetivos; conscientizar a pessoa idosa sobre os seus direitos; articular as ações para a pessoa idosa, desenvolvidas pelas diferentes Secretarias Municipais: Cultura, Educação, Esporte e Saúde e manter a qualidade dos atendimentos e ampliá-los sem perder a qualidade.