O Procon de Nova Andradina, órgão da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCIAS), por sua função de defender os direitos dos consumidores, atuando na manutenção das relações de consumo, mediante notícias sobre falhas na prestação de serviços, acionou a Operadora Vivo, por melhorias no sinal de telefonia e dados móveis.
O levantamento da demanda em telefonia e internet móvel tem sido realizado desde os primeiros indícios de deficiência do serviço juntamente com a gerente institucional de Relacionamento com o Órgão de Defesa do Consumidor – Região Centro Oeste, sendo encaminhada também ao Conselho de Usuários da Operadora Vivo, onde nesta bancada, os Procons do Estado do Mato Grosso do Sul possuem representatividade.
Em resposta ao Procon Municipal, a Operadora Vivo explica que as principais falhas são relacionadas ao backbone (transmissor do sinal), porém a operadora já está providenciando sua correção. A Operadora justifica ter executado duas obras de ampliação na rede 4G já existentes no mês de julho deste ano. Além disso, a Vivo informa que está em andamento a melhoria do link que atende a região, com mudança na topologia, encurtando 250km do link de transmissão, que resultará em melhorias significativas na qualidade dos serviços prestados.
Segundo a Operadora, com a conclusão das obras, a meta estabelecida para solucionar a demanda levantada pelo Procon Municipal deverá apontar para o atendimento integral até o mês outubro de 2023. Já o Procon, ressalta que os consumidores que foram afetados pelas falhas no serviço da Vivo, poderão formalizar denúncia por meio dos canais de atendimento do órgão, via telefone (67) 3441-4325, ou no e-mail, procon@pmna.ms.gov.br.
Jaqueline Duran, diretora do Procon local, orienta que toda demanda que fere o direito do consumidor, precisa ser registrada junto ao Procon-NA, seja de modo individual ou por denúncia coletiva, para que o órgão possa atuar com rigor conforme a lesão ao direito, por via da legalidade.
"Estamos à disposição do consumidor. Sem os devidos registros de reclamações, aumentam nossas dificuldades em resolver as demandas do consumidor. Para sanar eventuais dúvidas, nossa equipe se encontra na Rua Sete de Setembro, 1656, Centro, podendo ser contatado também pelo telefone (67) 3441-4325, enquanto nosso horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h", salienta a diretora do Procon Municipal.