Iniciativa se soma aos demais projetos já desenvolvidos na prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, onde Nova Andradina é referência

foto: William Gomes

Foi realizado nesta manhã (22), o lançamento do projeto “InspiraCine Mulheres” no Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Sousa, com transmissão ao vivo pela página oficial de facebook da Prefeitura.

O projeto produção cinematográfica, em formato de série, que propõe a releitura e livre interpretação de histórias, narrativas e biografias de personalidades femininas que inspiraram a história, abordando de maneira lúdica a importância da educação na (trans)formação cultural e social, além de despertar o pensamento crítico e provocar a construção de um debate qualificado sobre os direitos humanos.

foto: William Gomes

Nova Andradina é o primeiro município do estado e do país a replicar esta iniciativa de autoria da Coordenadoria Estadual da Mulher de Mato Grosso do Sul.

A cerimônia foi aberta com a interpretação da música Maria, Maria (Milton Nascimento) pelo professor de música, Alex Pires. Em seguida, o juiz da 3ª vara civil da comarca local, Walter Arthur Alge Netto foi convidado a falar sobre esse projeto, que tem o apoio do Tribunal de Justiça de MS e Governo Municipal, através da Secretaria Executiva de Políticas Públicas para a Mulher.

foto: William Gomes

Segundo o magistrado, que tem competência sobre temas como a violência doméstica e familiar, esse projeto tem como base e foi inspirado no projeto Mulheres Inspiradoras, que trabalha crianças e adolescentes com acesso a histórias e livros de mulheres que inspiram todos nós.

“O InspiraCine Mulheres tem o propósito de trazer o interesse e reflexões por assuntos tão delicados por meio de apresentação audiovisual e plataformas digitais, para facilitar a comunicação e este público possa compreender de uma maneira mais fácil o que é respeitar direitos humanos, uma educação não sexista, que coloquem a mulher no mesmo patamar dos homens”, explicou.

foto: William Gomes

Em seguida, foram exibidos vídeos com autoridades do poder judiciário repercutindo a importância do InspiraCine Mulheres e trechos de histórias e narrativas que serão contadas nos vídeos, rodas de conversa e debates propostos.

foto: William Gomes

O coordenador do projeto no município, Marcílio Caetano, agradeceu todos os parceiros envolvidos, a equipe responsável pelas ações no âmbito local e estadual. “Vamos levar o projeto para todos os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos de Nova Andradina e Nova Casa Verde, com toda segurança e apoio necessário. Como diz Paulo Freire, somente através da educação é possível transformar a vida das pessoas, e as pessoas podem mudar o mundo. Eu acredito que esse projeto vai fazer isso”, frisou Marcílio.

foto: William Gomes

Julliana Ortega também fez questão de enaltecer o trabalho dos servidores e servidoras, responsáveis pela implantação do InspiraCine Mulheres, a importância de atuar em conjunto com as instituições públicas estaduais.

“Este projeto se soma aos demais já desenvolvidos com ênfase na prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, onde Nova Andradina é referência”, ressaltou a gestora.

foto: William Gomes

Retratando o exemplo de 3 mulheres que enfrentaram dificuldades simplesmente por serem mulheres, o prefeito Gilberto Garcia reiterou a importância deste projeto: a Lurdinha, autora do livro “História de Vida de Maria, Vencendo Barreiras”, que sofreu violência sexual ao longo sua história de vida, a senadora Simone Tebet, que foi vítima de um ataque machista dentro do Senado Federal e reagiu à altura, e a ministra Tereza Cristina, que irá entregar quase mil contratos de concessão de uso (CCUs) e recursos para as produtoras rurais através do programa Fomento Mulher.

“As mulheres devem se inspirar na força dessas mulheres. Elas representam e são exemplos para todos os sul-mato-grossenses, nos inspiram e deixam um legado importante para a sociedade. Que essa flecha lançada alcance seu alvo e possam dar resultados profícuos”, encerrou.

foto: William Gomes

O evento foi prestigiado pelas vereadoras Cida do Zé Bugre, Gabriela Delgado e Márcia Lobo, que são membros da Procuradoria da Mulher de Nova Andradina, vereador Josenildo Ceará, secretários Emerson Nantes (finanças) e Giuliana Masculi (educação), coordenadores do grupo reflexivos para homens, dos SCFV, Anjo da Guarda, entre outras autoridades.