Idealizadora do projeto, a primeira dama Joana Darc Bono Garcia, agradeceu as pessoas que fizeram a doação de lãs e a equipe voluntária de tricoteiras

Trinta dias após dar início a 13ª edição do projeto voluntário “Quadradinhos do Amor”, idealizado pela primeira dama Joana Darc Bono Garcia, foi realizada a cerimônia de entrega de mantas para bebês, cujas mães participam da “Oficina dos Sonhos”, realizada na Casa da Gestante, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.

A entrega de mais de 70 mantas foi transmitida ao vivo através do facebook da Prefeitura de Nova Andradina, na tarde desta segunda-feira (14). A cerimônia contou com a presença do prefeito Gilberto Garcia, vereadora Gabriela Delgado, vereadores Fábio Zanata e Wilson Almeida, secretário Hernandes Ortiz, diretora presidente da Funac, Ana Lucia Ferreira Vasconcellos, representante da Loja Maçônica Obreiros Ocultos, equipe de voluntárias que ajudaram na confecção dos quadradinhos, mães e bebês.

A solenidade começou com o depoimento de duas mulheres que abraçaram o projeto, capitaneado pela primeira dama Joana, desde o ano de 2009.

“Eu tô ajudando com muito gosto, gosto de trabalhar, gosto muito da mulher que trouxe esse trabalho, rezo por ela e peço a Deus que abençoe a todos que irão receber essas mantinhas”, disse Dona Rita, de 97 anos.

“Há 13 anos atrás fiquei sabendo sobre o quadradinho do amor. Aí me falaram pra ir buscar a mantinha na Casa da Gestante, na época. Fui e fiquei muito feliz. Agora, vi a postagem da dona Joana na internet e fui até a casa dela para poder ajudar na confecção. Eu estou aprendendo com ela e fiquei feliz por me acolher tão bem. Eu comecei e não sabia como tinha tanta gente com ela nessa caminhada. Vamos aquecer muitos corações. A cobertinha que me ajudou, vai ajudar muitas mães com seus filhos neste frio”, completou Gleice.

A secretária Julliana Ortega demonstrou gratidão a todas as pessoas que ajudaram com as doações de materiais, dinheiro ou simplesmente com seu trabalho, sua solidariedade. “É um momento muito feliz. Este projeto soma ao trabalho desenvolvido com as equipes do CRAS. Temos hoje a Casa da Gestante, onde as mães são encaminhadas para a Oficina dos Sonhos, recebem atendimento de fisioterapia, nutrição, saúde, e as mães confeccionam os próprios enxovais dos bebês”, declarou Julliana, e completou:

“Você é uma primeira dama atuante, que abraças as causas comigo, minha co-pilota, digo isso porque está sempre preocupada com o próximo e participando das ações da secretaria”.

Orgulhoso do trabalho realizado pela esposa, o prefeito Gilberto Garcia disse que o trabalho voluntariado é o mais importante, porque demonstra a participação e o engajamento da sociedade. “Não é o valor financeiro, é o ato em si que tem muito mais valor do que comprar cobertores para as famílias. É o calor, a emoção, de cada um que participou, que deu sua contribuição”, ressaltou o prefeito.

Foram arrecadados quase 1500 novelos, cada novelo 2 quadradinhos que formaram mais de 70 mantas em 30 dias, com apoio de uma equipe de quase 50 tricoteiras. Emocionada, Joana Darc contou a história sobre o início do seu projeto, desde o primeiro mandato do prefeito Gilberto Garcia.

“Começamos no dia 11 de maio, todos os dias em casa produzindo as mantinhas. Quase 300 quilômetros de lãs, muita gente que fez suas doações e nos ajudou a fazer 75 mantas. Fica a minha gratidão a todas as pessoas que estiveram ao meu lado ajudando na realização desse projeto. Quadradinho do Amor feito com as mãos para aquecer corações. Estou muito realizada, muito feliz, porque não sou eu, Joana Darc, mais todos que acreditaram e fizeram acontecer”, comentou.

Outras entregas estão programadas, inclusive no distrito de Nova Casa Verde.