Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Números de janeiro e fevereiro refletem um esforço intensificado na assistência e reintegração social em Nova Andradina

Cb image default
Divulgação

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias) de Nova Andradina tem ampliado as ações do Serviço Especializado para População em Situação de Rua (Serviço Pop), visando oferecer um atendimento especializado e contribuir efetivamente para a reintegração dessas pessoas à sociedade, garantindo acesso a serviços e oportunidades que favoreçam sua autonomia. Os números dos primeiros dois meses de 2025 evidenciam tanto os avanços quanto os desafios enfrentados pela equipe.

Conforme o relatório de atendimentos, o mês de janeiro registrou 25 pessoas em situação de rua reincidentes, número que se manteve no mês de fevereiro. Além disso, 7 pessoas foram encaminhadas para suas cidades de origem em janeiro, e 20 em fevereiro, refletindo um fluxo crescente de atendimentos. Também surgiram 32 fatos novos em janeiro e 25 em fevereiro, com 5 pessoas provenientes do sistema prisional em janeiro e 2 em fevereiro.

Dentre os atendidos, 13 são residentes de Nova Andradina, com uma predominância do sexo masculino, que representaram a maior parte dos atendimentos: 34 homens em janeiro e 24 em fevereiro, além de 2 e 1 mulheres, respectivamente. A renda individual das pessoas atendidas é predominantemente de até um salário mínimo. Além disso, 3 encaminhamentos para comunidades terapêuticas foram realizados em janeiro, e 2 em fevereiro.

A secretária Cida Valdez ressaltou que, apesar dos desafios, o volume de atendimentos foi impactado pela reforma administrativa e pela reorganização da equipe técnica, mas novas estratégias foram implementadas. "Nosso objetivo é diminuir o fluxo de pessoas em situação de rua, promovendo a reconstrução de vínculos familiares, inclusão no mercado de trabalho, tratamentos em comunidades terapêuticas e regularização documental", afirmou.

O Serviço Pop realiza abordagens diárias nas vias públicas e plantões noturnos, além de atendimento a denúncias via plantão. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, na Rua João Teodoro Braga, 915. Para mais informações, a população pode entrar em contato pelos telefones (67) 3441-9139 ou (67) 99626-7849.