Ações fazem parte da Campanha que será realizada no dia 12 de Junho - Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

William Gomes

O enfrentamento ao trabalho infantil em Nova Andradina está fortalecido a partir da capacitação dos técnicos da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias) e rede de proteção socioassistencial para identificar e encaminhar vítimas de trabalho infantil durante os atendimentos diários nos equipamentos sociais.

A capacitação foi ministrada pelas técnicas da SEDHAST (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), Izildinha Bueno Barbosa e Gisele Augusta Gomes. Foram abordados temas como o novo redesenho do PETI - Programa de Erradicação do trabalho Infantil, as piores formas de trabalho infantil, as consequências físicas e psicológicas do trabalho Infantil.

William Gomes

“A formação visa fazer com que os possam realizar o diagnóstico rápido do trabalho infantil e, assim que detectado o problema, a criança e a família sejam acompanhadas pela rede de proteção socioassistencial do município”, destacou a subsecretaria da Semcias, Sonia Rodrigues Amaral.

Neste momento, foi reafirmado a relevância da Comissão Municipal que realiza as ações estratégicas (AEPETI) neste setor, já que Nova Andradina está entre as 10 cidades de MS, apontadas no último censo com altos índices de trabalho infantil.

Entre as estratégias promovidas na esfera municipal estão a inserção de jovens aprendizes na administração pública, capacitação contínua da rede de enfrentamento, abordagens e a realização de blitzes educativas, com o intuito de envolver e sensibilizar a sociedade para a importância do combate ao trabalho infantil.