recebem novos uniformes A entrega aos adolescentes do Centro Municipal da Juventude foi realizada na tarde de quarta-feira, dia 19 de fevereiro

William Gomes

Com 15 anos, Alan Costa Pimentel sonha em conquistar o primeiro emprego numa mecânica de motos de alta potência.

O estudante da Marechal Rondon é um dos 180 integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro Municipal de Juventude, que receberam uniformes para participar do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) para a valorização e facilitação do acesso de jovens (de 15 a 17 anos) ao concorrido mercado de trabalho.

Ao receber das mãos do prefeito Gilberto Garcia a camiseta, Alan contou que está muito feliz com a oportunidade de fazer parte do grupo. “Minha mãe me falou do Centro da Juventude e eu topei vir na hora porque queria muito trabalhar. Aqui a gente vai aprender muita coisa e as portas do comércio se abrem para quem está mais preparado. Quero trabalhar numa loja de motos, ganhar meu dinheiro”, ressaltou o jovem.

William Gomes

A iniciativa é coordenada pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de Nova Andradina em parceria com o comércio local, Casa do Trabalhador, Sinconova e o Senac.

A entrega simbólica dos uniformes aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 19. A primeira dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia acompanhou o prefeito na solenidade, juntamente com a secretária Julliana Ortega, subsecretária Ana Kelly Clemente, gerente de serviço de proteção social básica, Jessyka Mendes Souza, e a coordenadora do Centro da Juventude, Débora Barbosa.

William Gomes

A secretária Julliana agradeceu a todos os parceiros envolvidos e, ao governo municipal, pelo total apoio a formação e capacitação profissional de jovens. “Praticamente 100% das empresas que, pela legislação são obrigadas a contratar menores aprendizes, mantém convênio com o município e hoje empregam a mão-de-obra da nossa juventude. O primeiro emprego é sempre mais difícil, então, participar deste programa é algo que pode fazer a diferença na vida deles”, avalia.

William Gomes

Já a primeira dama Joana contou um pouco sobre a sua experiência de trabalhar com apenas 12 anos de idade numa loja de tecidos. “Quando era jovem não tive essa oportunidade de conhecimento. Eu cheguei lá com a cara e a coragem, dei o melhor de mim. Naquele tempo não tinha calculadora, aprendi a calcular a metragem de tecido e a fazer as contas. Hoje, vocês estão tendo essa condição que não tive. Aproveitem. Deem o melhor de si. Cumprimentem o seu cliente. Logo estarão conquistando seu lugar no mercado de trabalho”, aconselhou a vereadora.

William Gomes

O prefeito Gilberto Garcia lembrou que a Nova Andradina foi a primeira cidade do estado de Mato Grosso do Sul a adotar o programa Jovem Aprendiz na administração pública. Hoje são mais de 80 adolescentes estagiando nos setores da Prefeitura. Para o gestor, o conhecimento é a maior riqueza que alguém pode ter.

“O conhecimento é a maior riqueza que o ser humano pode adquirir. Quem tem conhecimento tem poder, está mais preparado para a vida. Então, estudem. E quando conseguiram o seu primeiro emprego, trabalhem como se a empresa fosse sua. O governo municipal vai continuar apoiando todas as ações para que as portas do nosso comércio e da indústria estejam abertas. Eu acredito no potencial e na força da nossa juventude”, encerrou o prefeito.

Nos próximos dias, a Prefeitura faz a entrega de uniformes nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos no Horto Florestal e Nova Casa Verde.

Galeria de fotos: