A campanha Agosto Lilás foi oficialmente lançada nesta segunda-feira, dia 3 de agosto, durante live realizada nas redes sociais da Prefeitura de Nova Andradina.

Na coordenação de todas as ações que serão desenvolvidas ao longo deste mês, a secretária de políticas executivas para a mulher, Julliana Ortega, fez um bate-papo sobre violência doméstica contra a mulher, abordando a dificuldade e o medo de denunciar e todas as dúvidas que permeiam a situação de violência.

Também participaram da live, o prefeito Gilberto Garcia, e representantes de instituições que integram a rede de enfrentamento a violência doméstica do município como o juiz da Comarca, Walter Arthur Alge Netto, a presidente do Conselho Municipal do Direito da Mulher, Cleonice Costa Faria, Gedilma Quintana (coordenadora do CAM) e Maria José Macedo (Assistente Social).

Durante a transmissão on line, os convidados falaram sobre os tipos de violência existentes, a lei Maria da Penha, o trabalho preventivo e de combate à violência contra a mulher desenvolvido em todas as pastas governamentais.

Nos discursos, a pauta central girou em torno da importância de denunciar os agressores e das mulheres não se calarem diante da violência, além da explanação sobre o trabalho de referência estadual feito pelo Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CAM), DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher), Polícia Militar e outras instituições parceiras nesta campanha.

Conforme informações de Julliana Ortega, em razão da pandemia de COVID-19, nesse ano não serão realizados eventos nem encontros presenciais: a campanha será virtual, com lives, workshops, rodas de conversa online, posts nas redes sociais, entrevistas em rádios, sites e jornais.

O objetivo é usar da tecnologia para alcançar e sensibilizar toda a sociedade, para que se engajem na campanha de prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

“Infelizmente, neste período de pandemia, com o isolamento social e a permanência das mulheres em casa, ao lado de seus agressores, as situações de violência tendem a aumentar. Portanto, é essencial que estejamos em alerta e denunciemos os agressores pelos canais de comunicação como o disk 180, 190, entre outras ferramentas disponíveis e que estão sendo divulgadas na mídia”, comentou a gestora.

A boa notícia para Nova Andradina é que a cidade mais uma vez foi premiada e receberá o Selo Social “Prefeitura Amiga da Mulher” pelo desenvolvimento de dois projetos iniciados nesta gestão: “Homens em Movimento” e “Mulheres Livres”. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 6 de agosto, em Campo Grande.

Campanha Sinal Vermelho

Inserida no contexto do Agosto Lilás, a campanha Sinal Vermelho acontece em Nova Andradina, através da parceria com as farmácias de todo território municipal. A ideia é incentivar a vítima a desenhar um “X” na mão e exibi-lo ao atendente ou farmacêutico. Assim, o balconista acionará as autoridades competentes.

“A mulher que sofre violência tem medo e dificuldade de denunciar e nós queremos mudar isso, rompendo com esse ciclo. Preparar pessoas para o acolhimento, em locais que ela tem acesso mais facilmente, pode fazer toda a diferença”, relata a secretária Julliana.

Nas palavras do juiz Walter Arthur Alge Netto, “a campanha por si só é uma forma de nos comunicar com as mulheres que, eventualmente, estejam em situação de violência doméstica e familiar”.

Acompanhe a agenda com toda a programação em anexo: