A Secretaria Municipal de Políticas Públicas da Mulher celebrou nesta manhã o “Dia do Homem”, comemorado no dia 15 de julho em todo Brasil.

O evento reuniu autoridades e servidores municipais, representantes do judiciário de Nova Andradina e empresas patrocinadoras para apresentação do projeto “Homens em Movimento”, desenvolvido em parceria com o poder judiciário e Promotoria Pública.

A solenidade aconteceu no hall de entrada do Paço Municipal e contou com a presença do prefeito Gilberto Garcia, secretária Julliana Ortega, vereador Josenildo Ceará, promotor de justiça da Comarca de Nova Andradina, Paulo Henrique Mendonça de Freitas, Major Pablo Diego, comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Cabo Breguedo, coordenadora do Promusse (Programa Mulher Segura), secretariado municipal e servidores de diversos setores.

A coordenadora do Homens em Movimento, Aseiny Vital Batista, esclarece que o projeto envolve homens autores de violência doméstica e familiar contra a mulher, que cumprem medidas judiciais previstas em lei. “Não é só um grupo responsabilizante e nem de caráter punitivo, mas de acolhimento, que promove com o intuito de oportunizar o diálogo, a reflexão, reeducação, mudanças de atitude e de comportamento do homem”, ressalta a psicóloga do CREAS.

O que é ser homem? Como você está desenvolvendo a sua masculinidade no seu dia a dia? Reflexões como esta e temas como relações familiares, paternidade, machismo, masculinidade, que permeiam as nuances da violência doméstica são debatidos no grupo. A secretária Julliana Ortega disse que a data nunca havia sido comemorada pelo governo municipal, por isso decidiu fomentar a discussão com um evento alusivo.

Citando a frase de autoria de Charles Chaplin, “Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui, o verdadeiro valor de um homem está em seu caráter, em suas ideias e na nobreza de seus ideais”, a gestora de políticas para a mulher afirmou: “É preciso romper o ciclo da violência contra a mulher. Tratando os homens, estamos cuidando das mulheres. Este projeto, reeduca e traz esperança de dias melhores”, comentou Julliana.

Para o promotor de justiça da comarca de Nova Andradina, as medidas punitivas não resolvem, porque a violência é decorrência de uma cultura machista. “As estatísticas revelam que os números da violência crescem mais do que a resposta que o estado pode dar ao problema. O MP estará engajado nesse projeto para que possamos construir uma sociedade mais justa, humana e sem violência”.

Gilberto Garcia também deixou sua mensagem aos servidores, chamando a responsabilidade para o papel que o homem deve ter diante da sua família, do seu trabalho, enfim, da sua vida. “A violência que conhecemos é apenas a ponta do iceberg. Infelizmente, isso acontece todos os dias, dentro dos lares, é muito mais comum do que se imagina. A mudanças de paradigmas não acontece de uma hora pra outra, mas é por meio deste tipo de projeto e campanhas de conscientização que vamos imbuindo novas ideias e ideiais na sociedade”, afirmou o prefeito.

O projeto acontece desde novembro de 2019, porém devido à pandemia, o grupo está suspenso momentaneamente. A retomada está prevista para o mês de setembro, com a pretensão de criar mais um grupo de reflexão.

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas da Mulher agradece a todos os patrocinadores deste evento, que participaram de forma voluntária, apoiando essa causa.

Sorteios de brindes para os homens – Empresas patrocinadoras

Cacau show, Loja Imperial, Café Aroma, Lulu Marques Natura, Loja Thais Gomes, Crismar, Frios & Cia, Sicredi, Serimar Brindes, Carmem Steffens, Hiperfesta, Emporium Rabelo, Jorrovi Calçados, Big Lar, Abeve Supermercados, Mercado Bela Vista, Drogaria Soagro.