Governo Municipal de Nova Andradina reforçou a necessidade de atitudes de conscientização, prevenção e denúncia dos casos para combater o abuso e a violência sexual em crianças e adolescentes

João Cláudio

Com foco na conscientização, prevenção e enfrentamento às situações de abuso, violência e exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social realizou um treinamento para trabalhadores da Eletrocal Industria e Comércio Materiais Elétricos Ltda.

As atividades foram desenvolvidas pela subsecretaria de Políticas Públicas, Sonia Cristina Rodrigues Amaral e a coordenadora da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, Fabiana Barbosa dos Santos nos dias 5 e 6 de junho. A apresentação cultural ficou por conta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – Horto Florestal, coordenado pela Mônica Simone Chiaveli dos Santos.

Através da exposição de material de multimídia, dinâmicas de grupos, atividades práticas e apresentação de dados reais disponibilizados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), as palestrantes ressaltaram a necessidade de atitudes de conscientização, prevenção e denúncia dos casos para o combate ao abuso e a violência sexual de crianças e adolescentes.

Conforme o registro do CREAS, em 2017, 43 crianças e adolescentes foram vítimas de abuso e exploração sexual. Destes 37 são do sexo feminino e 6 sexo masculino. “Esses números deixam evidente que as crianças e adolescentes do sexo feminino são mais vulneráveis a estas situações. Por outro lado, é essencial para reforçarmos as atitudes de conscientização, prevenção e denunciar os envolvidos”, argumentou Sonia Cristina.

Para a secretária Julliana Ortega, a finalidade principal desta iniciativa é informar sobre como identificar e enfrentar essas situações. “Esperamos que os participantes expandam o conhecimento acerca deste tema, e que haja uma sensibilização por parte dos responsáveis quanto ao cuidado e à atenção junto aos seus filhos, netos ou quaisquer crianças e adolescentes, vítimas de abuso e exploração sexual”, comenta a gestora.

João Cláudio

O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” foi instituído a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. Um fato marcante que ilustra a importância deste trabalho social é o ocorrido em 18 de maio de 1973, em que uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

COMO DENUNCIAR

Conselho Tutelar: Número 3441-3746 ou 98427-6600