Objetivo é conhecer a rede de atendimento à mulher e divulgar o papel do conselho

João Cláudio

O mês de outubro é marcado pela campanha “Outubro Rosa”, onde o município realiza diversas ações voltadas para saúde da mulher. Pensando nesta iniciativa tão importante para sociedade, o Conselho Municipal de Direitos da Mulher, com apoio oferecido da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e Secretaria de Saúde, participa das atividades realizada durante o mês.

No dia 09 de outubro, a Secretaria Julliana Ortega, e as conselheiras Fabiana Barbosa dos Santos, Kelly Cristina Santos Souza, Rosenilda da Silva Alves, Claudia Martins Costa Correia, Verenita Maria de Jesus, visitaram o Hospital do Amor com o objetivo de conhecer a rede de atendimento à mulher e divulgar o papel do conselho, que dentre das suas atribuições legais, tem por incumbência desenvolver e/ou participar de atividades que visam a participação da mulher em todos os campos, em especial para discutir políticas públicas de promoção e atendimento à mulher.

Na ocasião, a enfermeira e responsável geral pelo Hospital do Amor, Ângela Cristina de Paula apresentou os atendimentos ofertados e as dependências do Centro de Diagnóstico e Prevenção do Câncer.

João Cláudio

Ainda na mesma data, o conselheira Rosenilda realizou palestra na empresa Eletrocal, sobre a saúde da mulher e conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama, pois segundo dados oficiais, a chance de cura é maior nos casos em que a doença é descoberta de forma precoce.

De uma forma dinâmica e objetiva, a palestra levou informação e conscientização com relação ao controle do câncer de mama, importância do diagnóstico precoce e de quebra mitos e tabus, boa alimentação e prática de atividade física, além de discorrer sobre fatores de risco (obesidade, ingestão de álcool e tabagismo, fatores emocionais e outros).

Durante o mês, o Conselho de Direitos da Mulher participará das seguintes ações:

Dia 18/10 - visita e palestra sobre o Conselho no ESF Morada do Sol, às 18 horas.

Dia 20/10 – oferecer orientação e divulgação sobre atribuição do conselho durante a feira da saúde, que será realizada na praça em frente à rodoviária, às 07 horas.

Dia 27/10 – Participa da caminhada de encerramento da Campanha Outubro Rosa.