Inscritos no Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – ACESSUAS Trabalho participaram do curso de capacitação em parceria com Senar e Sindicato Rural

“A juventude é o presente e o futuro de Nova Andradina”, disse o prefeito Gilberto Garcia ao comemorar a realização do curso de produção de pães e salgados no Centro da Juventude Olívio Paro Dan, nos dias 7, 8 e 9 de maio.

A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e Sindicato Rural de Nova Andradina, por meio da execução de cursos de qualificação técnica do SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Com carga horária de 24 horas, o curso abre novas oportunidades para jovens e adultos inscritos no Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – ACESSUAS Trabalho, que busca a autonomia das famílias em situação de vulnerabilidade/ou risco social, usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho.

Os alunos receberam orientações básicas sobre alimentação e nutrição, higiene/limpeza, e aprenderam, na prática, técnicas de produção de pães, pão caseiro, pão de batata, pão integral, rosca doce, cuca, fatias húngaras, cueca virada assada e sonho, além das técnicas para a produção de salgados.

“Esses cursos contribuem para a formação, profissionalização, integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e o pleno exercício da cidadania. Além disso, levam conhecimento e qualificação técnica para as pessoas, despertando o desejo de se tornarem futuros empreendedores’, explica a secretária Julliana Ortega.

E complementa: “O prefeito Gilberto Garcia tem nos dado total autonomia para buscar novas parcerias que promovam a integração dos usuários da assistência social e o acesso aos direitos sociais relativos ao trabalho”, comentou.

Entre as ações articuladas pela gestão municipal estão a intermediação de mão-de-obra; apoio ao microempreendedor individual; articulação com comerciantes e empresários locais para o fomento de oportunidades, entre outras ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social.