Nova turma de serviços administrativos participou de aula inaugural no Centro da Juventude nesta segunda-feira (6), por meio do programa Acessuas Trabalho

Uma nova turma formada por 42 jovens participou da aula inaugural do curso de serviços administrativos nesta segunda-feira (6) e de quebra garantiu uma vaga de emprego no comércio de Nova Andradina.

A ação é uma das estratégias da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de Nova Andradina através do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) para a valorização e facilitação do acesso de jovens ao concorrido mercado de trabalho.

Conforme explica Julliana Ortega, o Acessuas Trabalho tem como objetivo promover a integração dos usuários da assistência social ao mundo do trabalho, por meio de ações articuladas. “Neste programa, o comércio local e o Senac são parceiros do poder público municipal. As empresas que desenvolvem programas de aprendizagem contratam os jovens, e o Senac auxilia na capacitação desses jovens através da promoção de cursos profissionalizantes”, relata a secretária.

Os participantes são orientados pela equipe técnica do Acessuas Trabalho e acompanhados durante todo este percurso, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC - que atende o município desde 2013 com o Programa “Jovem Aprendiz”.

As aulas acontecem na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. O curso gratuito de formação e qualificação profissional tem duração de 14 meses. O aluno recebe capacitação para desempenhar atividades relacionadas aos serviços administrativos e que o auxiliam na promoção do desenvolvimento de competências que favorecem a empregabilidade e a permanência no mundo do trabalho.

Para o gestor de Nova Andradina, Gilberto Garcia, esses cursos ajudam a preparar nossos jovens, agregando qualificação e ensinando um novo ofício. São formações mais rápidas que atendem a diferentes objetivos profissionais. “É muito gratificante ver o impacto que gera na família o fato de ter um jovem empregado com carteira assinada, tendo a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu. Essa parceria é de grande valia para o desenvolvimento de nossa cidade, já que isso significa mão-de-obra preparada e melhor qualidade de vida para as pessoas”, avalia o prefeito