Evento realizado no auditório da Prefeitura traz gratidão e confraternização entre mães beneficiadas pelo programa

Nesta semana, o auditório “Felipe Marino Palagano Batista” foi o local escolhido para um encontro especial entre as mulheres que integram o programa “Mamãe Saudável, Bebê Feliz”. As beneficiadas, mães assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Durval Andrade Filho e Irman Ribeiro, compartilharam momentos significativos em uma cerimônia que ressaltou a importância do cuidado e apoio à maternidade.

A cerimônia foi marcada por momentos de agradecimento e emoção. Na ocasião, foram entregues panetones para celebrar a temporada festiva, mas também para destacar a rede de suporte e solidariedade existente entre as mães participantes.

A primeira dama Joana Darc, madrinha do programa, expressou sua gratidão pela dedicação das mães e ressaltou a importância do cuidado materno para o desenvolvimento saudável das crianças. Sua presença na cerimônia foi um testemunho do comprometimento com a causa e o reconhecimento do esforço dessas mulheres.

O prefeito Gilberto Garcia reforçou o compromisso da administração municipal com o bem-estar das mães e o desenvolvimento saudável dos bebês. "Este programa é um reflexo do nosso empenho em apoiar e fortalecer as famílias de nossa comunidade. Pensando em proporcionar ainda mais suporte e incentivo às mães, neste mês de dezembro garantimos um aumento de R$ 150,00 no benefício, somando R$ 300,00”, afirmou o prefeito.

A secretária de Cidadania e Assistência Social, Delma Prado, manifestou seus agradecimentos às mães por confiarem no trabalho da assistência social, assegurando-lhes os seus direitos. Ela ressaltou que o programa tem o olhar dedicado do prefeito Gilberto e da primeira-dama Joana.

Eliane Gabarrão

Eliane Gabarrão, que recebe o benefício pela segunda vez, expressou profunda gratidão à administração municipal, especialmente ao prefeito Gilberto, por sempre priorizar o bem-estar da comunidade e dar melhores condições para as lactantes em situação social vulnerável, garantindo as mães um reforço nutricional e a criança uma vida mais saudável. Ela destacou ainda o apoio constante e orientação carinhosa da primeira-dama Joana Darc, que tem desempenhado um papel essencial no programa.

"Tenho muito a agradecer à administração municipal, em especial ao senhor Gilberto, por sempre pensar em nosso bem-estar e proporcionar esse benefício essencial. Além disso, não poderia deixar de enaltecer a dona Joana, que está sempre nos apoiando e orientando, tratando-nos com muito carinho e respeito", afirmou Eliane.

A expressão de gratidão de Eliane reflete não apenas a importância do programa “Mamãe Saudável, Bebê Feliz”, mas também o impacto positivo que as ações do Governo Municipal têm na vida das beneficiárias. A dedicação em promover o cuidado e suporte durante a maternidade é reconhecida e valorizada por aqueles que são beneficiados, como Eliane, que enxerga na gestão municipal um aliado fundamental para o seu bem-estar e o de seu bebê.

Ao final do evento, ficou evidente que a celebração não se limitou à confraternização e entrega dos panetones, mas foi um encontro de reconhecimento, solidariedade e agradecimento, fortalecendo os laços entre as mães beneficiadas e o órgão público.

O encontro, realizado em dois dias, foi compartilhado pelos secretários municipais Emerson Nantes (Finanças e Gestão), Júlio César Marques (Infraestrutura) e Hernandes Ortiz (Saúde), e pelos vereadores Leandro Fedossi (presidente da Câmara), Cida Valdez, Márcia Lobo e Arion Aislan, e subsecretária de Cidadania e Assistência Social, Natália Leite.

O PROGRAMA – O programa “Mamãe Saudável e Bebê Feliz” foi implementado em 10 de dezembro de 2021 e desde então está em pleno funcionamento. O atendimento e triagem para participação no programa são conduzidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, vinculados à Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, com o objetivo de promover o incentivo ao aleitamento materno. Atualmente, o programa atende 107 mães, incentivando a amamentação nos primeiros meses de vida e fortalecendo os vínculos entre mãe e filho.

Essa iniciativa é pioneira no estado de Mato Grosso do Sul, e até o momento não há registros de sua implementação em outros municípios brasileiros. Os recursos destinados ao pagamento do programa são integralmente provenientes do município. Ao longo do ano de 2023, foram destinados um total de R$ 143.913,00 para efetuar os pagamentos. No mês de dezembro, houve um aumento de R$ 150,00 para as mães beneficiadas, totalizando R$ 300,00, visando proporcionar ainda mais suporte e incentivo.