João Cláudio

O litoral norte de Santa Catarina recebeu na última semana uma animada caravana de turistas de Nova Andradina. A excursão do Projeto Conviver chegou ao Balneário Camboriú na terça-feira passada, dia 20, levando a alegria contagiante dos encontros do Centro de Convivência do Idoso.

O translado de 125 idosos foi realizado pela empresa Cristal Tur, que dispôs 3 confortáveis ônibus, garantindo uma viagem segura e realmente inesquecível. Os integrantes do ‘Conviver’ curtiram o passeio sem deixar a convivência e as atividades praticadas no cotidiano do Centro de Convivência do Idoso. Aulas de alongamento e hidroginástica, zumba e aeróbica tiveram como cenário as principais praias de Balneário Camboriú.

A cidade, hoje cercada pelos arranha-céus, famosa pela badalação e por ter o prédios mais altos do Brasil, estava calma nesses dias que precederam a alta temporada de verão. Preparada para receber turistas da terceira idade, calçadões, ciclovias, quiosques, restaurantes, equipamentos esportivos e segurança ostensiva garantiram o bem estar dos nossos turistas.

A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania Julliana Ortega comemorou o sucesso da viagem, creditando-o à sua competente e dedicada equipe, conforme a gestora, formada por servidores atuantes no cuidado diuturno dos integrantes da caravana. “Emocionante, verdadeiramente gratificante poder participar deste momento inesquecível na vida dos nossos idosos que deram um show de alegria, enquanto nossa equipe, mostrou-se solidária, vigilante no cuidado, especialmente dos mais frágeis”. disse Julliana.

Os relatos dos integrantes da excursão são emocionantes. Muitos deles, sequer conheciam o litoral, muito menos tomado banho de mar. Dona Maria do Socorro, 60 anos, disse que ter passado por uma experiência única em sua vida. “Jamais imaginei que na vida teria esta oportunidade maravilhosa, viajar ao lado dessa gente linda e, além do mais, usar biquíni pela primeira vez e aos 60 anos, numa praia linda dessas”, afirma Socorro.

João Cláudio

Outra cena marcante da viagem foi o entusiasmo de Dona Benedita, também conhecida por ‘Ditinha’. Muito querida por sua simplicidade e por seu sorriso cativante, a integrante do projeto contou com cuidadora exclusiva, dada a sua necessidade por acompanhamento especial relacionado a questões de saúde e mobilidade. ‘Ditinha’, a todo tempo, se emocionava pelo passeio outrora tão sonhado que se tornou realidade. “Só tenho que agradecer primeiramente a Deus por essa oportunidade e depois a esses anjos de pessoas que me cuidaram tão bem”, disse comovida, a integrante do projeto. Outra pessoa que aproveitou a viagem foi o Seu Cosme, sempre sorridente, de alto astral, lembrava a todo o tempo o quanto estava feliz por poder participar da excursão.

João Cláudio

Seu Hermes foi o destaque das atividades. Sempre animado, Hermes era presença certa nas aulas de zumba e na balada no salão do complexo do ‘Cristo Luz’, ponto turístico localizado no alto de um morro de 150 metros de altitude, onde se destaca a imagem de um Cristo de 33 metros de altura, visitado pelos turistas nova-andradinenses.

João Cláudio

No retorno a Nova Andradina, no último sábado (24), por passagem a Curitiba, os idosos puderam conhecer diversos pontos turísticos da capital paranaense, como o Jardim Botânico, a Casa de Vidro, a Opera de Arame, a Vinícola Santa Felicidade, dentre outros belos lugares.

A primeira dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia, sempre acompanhante e colaboradora nas excursões do Projeto Conviver, destacou a harmonia do grupo e confessou não ter visto tamanha emoção no rosto dos idosos em nenhuma outra viagem, talvez, conforme a vereadora, por este passeio contar com a participação de muitos idosos que conheceram o mar pela primeira vez em suas vidas.

“É uma satisfação imensa poder acompanhar essa turma cheia de ânimo e felicidade, merecedores desta viagem. Pela primeira vez, participaram 10 idosos de Nova Casa Verde e, aproximadamente, 30 idosos conheceram o litoral pela primeira vez na vida. É o não é motivo para estar feliz?”, relata emocionada, a primeira dama de Nova Andradina.