Gilberto Garcia anunciou a implantação de um novo programa de incentivo à amamentação e a alimentação saudável

João Cláudio

O governo municipal de Nova Andradina, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social realizou na quarta-feira (24) o encontro regional do Coegemas (Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social) com o objetivo de fortalecer a base de atuação dos municípios da região leste, aproximar os conselhos municipais, gestores e identificar as necessidades que podem ser demandas de serviços a serem estruturados pela gestão estadual com base regional.

Todas as autoridades que fizeram parte da mesa de trabalhos trouxeram em seus discursos a importância da participação de todos os entes nacional, ressaltando que União, Estado e municípios devem trabalhar em conjunto em função da gestão do SUAS.

João Cláudio

Abrindo a solenidade, o presidente do Coegemas de MS, Sérgio Vanderly, afirmou que a assistência social precisa de visibilidade e faz bem para os municípios. “É uma política para quem dela precisar, tendo como papel primordial o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. No entanto, a assistência social não pode ficar com a responsabilidade de fazer tudo pelas famílias vulnerabilizadas, é apenas a construção de uma ponte entre as pessoas e a demais políticas públicas”, explica.

João Cláudio

Gilberto Garcia destacou a importância de ampliar os debates e o olhar da Gestão sobre a Política de Assistência Social. Segundo o gestor de Nova Andradina, a preocupação do governo municipal é com as pessoas mais humildes, idosos, pobres, usuários de drogas, moradores de rua, entre outras questões sociais. A prioridade é a construção de mil casas para as famílias mais necessitadas, através da moradia social como Condomínio do Idoso, destinado a pessoas com mais de 60 anos; Condomínio Dignidade, que irá atender 9 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, entre outros projetos habitacionais como Jardim Primavera e lotes urbanizados.

Em primeira mão, o prefeito anunciou a implantação de um novo programa de incentivo à amamentação e a alimentação saudável voltado às mães que integram os programas sociais governamentais.

João Cláudio

“Temos nossas limitações orçamentárias, mas isso não é desculpa. Na dificuldade temos que ser criativos e trabalhar muito para minorar o sofrimento dos mais humildes. Aqui é gente em primeiro lugar. Nova Andradina é diferente, não vai cruzar os braços. Acolhemos às famílias que precisam, com sensibilidade e respeito. Daremos um incentivo às mães que amamentarem por mais tempo e oferecer uma alimentação mais saudável para essas mães. Isso desonera nosso hospital e unidades de saúde”, declarou, pedindo o apoio dos servidores municipais e desejando a todos os gestores da região uma reunião produtiva.

A mesa de autoridades foi composta ainda pela vereadora e primeira dama Joana Darc Bono Garcia, a secretária Juliana Ortega e o palestrante Ricardo Silvio Giglio.

A apresentação de Giglio já estava em andamento quando o deputado estadual Lidio Lopes, da Frente Parlamentar da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, chegou para participar do encontro regional. Já o deputado João Grandão não participou do evento, tendo indicado Maria Clara Gomes Bezerra para representa-lo, devido a compromissos parlamentares assumidos anteriormente.