Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Mais 2 prefeituras da região Centro Oeste do país, que participam do Programa Prefeito Amigo da Criança, compartilharam experiências exitosas na reunião

Cb image default
Divulgação

O prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia, e mais 2 gestores públicos da região Centro Oeste do país participaram nesta terça-feira (9), de encontro virtual promovido pela Fundação Abrinq com prefeitos participantes do Programa Prefeito Amigo da Criança para debater os desafios e as oportunidades no desenvolvimento de políticas públicas e planos de ação voltados à garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Na reunião virtual, as lideranças trocaram experiências exitosas e reflexões sobre políticas sociais, que resultaram na melhoria de indicadores da saúde, educação, assistência social, esporte, saneamento básico e outras áreas afins realizadas por meio de uma agenda integrada que leva em consideração as particularidades de cada população e comunidade nas quais estão inseridas.

Cb image default
Divulgação

O prefeito Gilberto Garcia apresentou um resumo das ações implementadas na sua gestão, como a cobertura de quadras esportivas nas escolas rurais e nos bairros, repasses financeiros para APAE, aquisição de ônibus escolares, programa de incentivo ao aleitamento materno (Vale Amamentação), distribuição de enxoval às futuras mamães que participam do pré-natal pelo SUS, aquisição de cromebooks aos alunos do ensino fundamental, inserção de quase 1.800 crianças e adolescentes nos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com atividades de recreação, esporte, lazer e reforço escolar, entre tantas outras iniciativas.

Segundo os especialistas em políticas públicas convidados pela Abrinq para participar do encontro virtual, Nova Andradina se destacou com relação ao acesso a creches na rede municipal ao buscar alternativas para financiamento da educação por meio do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para realizar obras e criar mais vagas em creches e na pré-escola. 

Cb image default
Divulgação

O secretário interino de cidadania e assistência social, Emerson Nantes, e a subsecretária de gestão do SUAS, Mégui Marrí Wruck de Souza Santos também acompanharam o encontro virtual ao lado do prefeito Gilberto Garcia.

Encontro virtual com Prefeitos

O Encontro com Prefeitos da Região Centro Oeste foi conduzido por Daniela Sinhorini, líder do Programa Prefeito Amigo da Criança, e também contou com a participação de Paulo Miotta e Reinaldo Cardoso, especialista em Planejamento e Políticas Públicas.

Além de Nova Andradina, os municípios representados nesta edição foram Cuiabá – MT, Querência (MT). Todos os participantes efetuaram o preenchimento do mapeamento cujos dados foram usados no debate. As informações se referem ao ano de 2020 e cobrem os temas Educação de qualidade, promoção de vidas saudáveis e proteção em situações de risco.