O projeto é realizado na “Oficina dos Sonhos” onde acontecem 3 encontros semanais com palestras motivacionais, orientações de saúde, entre outras ações

João Cláudio

Encerrando mais um grupo de gestantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Gestantes – SCFV “Oficina dos Sonhos, a Prefeitura de Nova Andradina, por meio da secretária Julliana Ortega fez a entrega de 16 kits de enxovais, na segunda-feira, dia 17.

O Projeto é desenvolvido através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias) onde as futuras mamães têm recebido todo o respaldo necessário neste período tão delicado de suas vidas. Os grupos têm uma rotatividade trimestral. Podem participar, gestantes previamente inscritas.

Entre as atividades realizadas estão orientações de como cuidar da sua saúde e do seu filho, palestras e encontros motivacionais, buscando conscientizar e sensibilizar a mãe, fortalecendo vínculos afetivos desde a gestação, bem como estimular o desenvolvimento de recursos próprios na facilitação da relação entre bebê e a família, antes e após o nascimento, além de trabalhar o lado emocional e físico das gestantes. São oferecidos ainda serviços continuados de proteção básica às suas famílias, através do CRAS/PAIF, objetivando uma ação de valorização à mulher e à criança.

O projeto é realizado na “Casa da Gestante” onde acontecem 3 encontros semanais (as segundas, quartas e sextas-feiras, no período vespertino). No local, as gestantes participam de cursos de crochê, ponto cruz, pintura em fraldas o curso de costura moda bebê para que cada mãe tenha a oportunidade de confeccionar peças do enxoval de seu bebê, que são entregues ao final do trimestre com um Kit Bebê.

Segundo depoimento das gestantes Sandra e Josiane: “Este projeto abre novas oportunidades para as gestantes. Os cursos representam grande benefício para nossas vidas, pois estamos produzindo o enxoval de nossos bebês e ainda levaremos o aprendizado, que poderá ser utilizado até para gerar mais renda pra nós e nossas famílias”, afirmam.

A Coordenadora da Proteção Social Básica também reforça que, “a iniciativa do Serviço para Gestante é de grande relevância á nossas famílias, visto que com as atividades é possível construir através dos encontros, palestras e oficinas, ações que fortalecem o Vínculos entre mãe e filho e a melhoria da qualidade de vida”, avalia Ana Kelly Pereira Clemente.

As gestantes que tiverem interesse em participar dos grupos devem comparecer ao seu CRAS de referência. Somente neste ano de 2018, o serviço atendeu 60 gestantes..