Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade
Cb image default
João Cláudio 

Os membros do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor de Nova Andradina (Condecon) tomaram posse nesta quarta-feira (26/06). O Conselho tem a função auxiliar na formulação de estratégias da política do sistema municipal de defesa do consumidor; estabelecer diretrizes para a elaboração de projetos e a aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Defesa do Consumidor, gerenciado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.

A cerimônia de posse foi realizada no auditório do Paço Municipal com a presença do prefeito Gilberto Garcia, do vice Newton Luiz Oliveira (Nenão), e do superintendente do Procon-MS, Marcelo Monteiro Salomão, entre outras autoridades. 

Cb image default
João Cláudio

O prefeito destacou a importância do Condecon e do Procon como uma ferramenta de defesa da população e um instrumento de cidadania. “Para o gestor público é primordial ter um conselho fiscalizador e orientador das ações e das políticas públicas. O município não trabalha sozinho, precisamos também da retaguarda das instituições como a Acina, Ministério Público, OAB e deste conselho, na busca de soluções que venham coibir os abusos contra o consumidor”, declarou Gilberto.

Cb image default
João Cláudio

Desejando sucesso aos conselheiros empossados, o vice-prefeito Nenão afirmou que “numa democracia, os conselhos têm uma importância fundamental na fiscalização e no cuidado para que as leis sejam aplicadas de forma eficiente”.

Cb image default
João Cláudio

De acordo com o superintende Marcelo Salomão, um Procon forte depende da vontade política e coragem do prefeito e de uma gestão eficiente do órgão. “O município de Nova Andradina reúne esses dois fatores, pois Gilberto Garcia tem dado total apoio ao Procon e mantém no comando uma profissional competente e comprometida com o trabalho, que transita por todos os procons do estado e isso tem feito a diferença na construção de uma unidade forte e atuante”, destacou, ao se referir à diretora da unidade do Procon, Cida Valdez.

Cb image default
João Cláudio

Após a cerimônia, Salomão ministrou duas palestras para o público presente, explicando com detalhes o que é o Condecon e suas atribuições, como de funcionar o Fundo Municipal de Defesa dos Direitos Difusos.

Também participaram da solenidade de posse, o delegado regional de polícia civil, André Novelli, promotor de justiça de defesa do consumidor, Paulo Leonardo de Faria, subsecretária da Semcias (pasta a qual o Procon é vinculado), Sonia Rodrigues Amaral, representantes da OAB subseção Nova Andradina e da Acina, gerente do Procon local, Maria Aparecida dos Santos Valdez. 

Membros do Conselho empossados:

Diretora Executiva Municipal do Procon

Maria Aparecida dos Santos Correia Valdez

Indicados pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte

-Titular: Thais Barbosa Da Silva Beltran

Suplente: Maria Sonia Deodato

Da Vigilância Sanitária

Titular: Lúcio Roberto Tolentino

Suplente: Michelli Renata Ginel

Da Secretaria Municipal de Finanças e Gestão

Titular: Eber Willighton De Paula Dos Santos

Suplente: Gilmeire Barroso De Sá

Da Secretaria Municipal de Saúde

Titular: Simone Ramos Nobile

Suplente: Rosenildo Luiz Da Silva

Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina

Titular: Mauricio Nunes da Silva

Suplente: Fátima Nunes Farinha Soldan

Cb image default
Divulgação

Implantação do Projeto Resolva Já – iniciativa do Procon para resgatar o crédito dos consumidores com dívidas nas instituições bancárias

Antes da cerimônia de posse do Condecom, os representantes dos Procons de MS e Nova Andradina se reuniram na Acina (Associação Comercial e Industrial de Nova Andradina) com comerciantes e gerentes das instituições financeiras para definir estratégias para a implantação do programa ‘Resolva Já.

Por meio deste programa, o consumidor tem a oportunidade de rediscutir dívidas com as concessionárias com as instituições bancárias Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco do Brasil (BB). O objetivo principal é resgatar o crédito de consumidores superendividados.

O diferencial da ação, conforme explica o titular do Procon Estadual, Marcelo Salomão, são as propostas diferenciadas, juntamente com o atendimento personalizado. “Isso dá força ao consumidor, além de dar maior guarita à conciliação realizada. No fim quem sai ganhando é o consumidor”, reforça.