William Gomes

A manhã desta sexta-feira (17) foi marcada pela mobilização contra a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, antecipando em Nova Andradina, a jornada nacional de conscientização realizada em todo o Brasil no dia 18 de maio.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social foi realizada uma passeata na avenida Moura Andrade com a presença de toda a rede socioassistencial (participante de Passeata na Moura Andrade reuniu toda rede socioassistencial, escolas públicas e privadas, PM, Conselho Tutelar, judiciário, parlamentares e equipe SEMCIAS

projetos sociais, voluntários e colaboradores de entidades não governamentais), alunos das escolas públicas e privadas, Polícia Militar (Programa Mulher Segura), Conselho Tutelar, judiciário, parlamentares e equipe SEMCIAS.

Em seguida, todos se reuniram na Praça Brasil para um ato público de conscientização, prevenção, orientação e combate ao abuso e exploração sexual.

William Gomes

Engajada na causa, a primeira dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia, autora do projeto de lei complementar n°. 11/2019, que institui o “Maio Laranja” no município, ressaltou a importância de denunciar os casos. “Toda denúncia é sigilosa, anônima. Denuncie. Disque 100. Vamos à luta”, alertou.

William Gomes

O juiz da comarca local, Walter Artur Alce Neto agradeceu a oportunidade de participar da caminhada e parabenizou a todos os idealizadores e participantes. Segundo ele, o poder judiciário tem a obrigatoriedade de dar prioridade absoluta nesta questão.

“Situações de abuso e exploração sexual de menores, em regra, ocorrem dentro do próprio lar. Então, este trabalho de mobilização, de compartilhar informações e conhecimentos, de viabilizar canais para denúncia é importantíssimo. Este tipo de divulgação e alerta a toda sociedade é fundamental para que os casos sejam apurados e aqueles que o praticaram sejam punidos”, reconhece o juiz de direito, se colocando à disposição.

William Gomes

Em nome do prefeito Gilberto Garcia, a secretária Julliana Ortega, parabenizou a primeira dama Joana Darc pela iniciativa de criar a lei municipal que estabelece maio como mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no âmbito municipal, embasada na Lei estadual n° 5118, de autoria do deputado Herculano Borges. E, por último, agradeceu a parceria com instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

“A campanha vem reforçar a importância das ações do poder público quanto à implementação de um plano de ação voltado ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes”, explica Julliana.

Podem ser destacados também a presença do vereador Wilson Almeida, da subsecretária Sonia Rodrigues Amaral, tenente da PMR, Marcos Bezerra, entre outros representantes de instituições.