Maio da Diversidade é um mês de luta por respeito, cidadania e direitos dos homossexuais, transgêneros, travestis e bissexuais

Visando dar mais visibilidade às ações de conscientização e enfrentamento a violência praticada contra as Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgênero (LGBT+), a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias) aderiu à campanha “Maio da Diversidade”.

Na abertura das atividades, no dia 6 de maio, foi realizada uma live com Leonardo Bastos, Subsecretário de Políticas Públicas LGBT de Mato Grosso do Sul e responsável pela coordenação das ações da campanha. A palestra obteve boa repercussão no facebook da Prefeitura com 2.623 pessoas alcançadas, mais de 50 comentários e muitos compartilhamentos.

Na manhã de sexta-feira (14), a Gerência de Proteção Social Especial da Semcias, promoveu um bate papo online sobre os Direitos LGBT+ com adolescentes atendidos pelo SCFV. Novamente, o envolvimento do público foi considerado satisfatório, totalizando a participação de 38 pessoas e 1200 visualizações.

Segundo a responsável pelo setor, Fabiana Santos, as ações fazem referência ao dia 17 de maio, que é o dia mundial de combate à LGBTfobia. Lutar pelo direito de ser quem eu sou" é o slogan da campanha, que tem objetivo de mobilizar a sociedade e todas as esferas do Poder para a luta em defesa da dignidade humana e pela promoção dos direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTs).

“Apesar de todos os avanços alcançados, a data não é uma comemoração – serve para a conscientização da sociedade. Sozinhos não conseguimos minimizar o preconceito ou discriminação. O governo de Nova Andradina aderiu ao pacto estadual de enfrentamento à violência LGBT dos municípios, mas é importante que toda a sociedade se engaje nessa luta”, enfatiza a assistente social.