Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social conquista dois prêmios por práticas bem sucedidas na gestão

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social – (Semcias) de Nova Andradina conquistou dois prêmios por Boas Práticas de Gestão na Assistência Social 2018, sendo a única em todo estado de Mato Grosso do Sul a ser finalista em duas categorias o Prêmio Mariluce Bittar.

O município ficou com o primeiro lugar na categoria “Serviços Sociaassistencias”, com o projeto Transformando Realidades, desenvolvido pela equipe do Acessuas Trabalho. Fazem parte da equipe responsável pelo projeto no município a Coordenadora do Centro da Juventude, Débora Fernandes Barbosa Silva, assistente social, Edna Ferreira da Silva, psicóloga Taisy Mariscal, educadora social, Edna Maria Queiroz Leal e a assistente de apoio social, Silvana Cordeiro.

A outra premiação foi para o projeto “Supervisão Psicológica: Cuidando de Quem Cuida”, que ficou em terceiro lugar na categoria gestão do SUAS. Esta segunda placa recebida foi resultado de um trabalho da subsecretária municipal de políticas de assistência social, a psicóloga Sonia Cristina Rodrigues Amaral e executado em parceria com a coordenadora da proteção social especial, Fabiana Barbosa dos Santos. Ainda colaborou a subsecretária de vigilância socioassistencial e gestão do SUAS, Josefa Ferreira de Almeida.

De acordo com a secretária Julliana Ortega, os dois projetos inscritos pelo município foram premiados, entre os 32 projetos concorrentes no estado. Para ela, o reconhecimento é resultado de um trabalho realizado em equipe e do esforço do prefeito Gilberto Garcia para que os serviços da assistência social cheguem aos que realmente necessitam da gestão pública.

“É um momento muito especial para nós que trabalhamos no dia a dia, com o objetivo de levar os serviços sociais ao alcance das famílias assistidas. Os prêmios mostram o comprometimento da nossa equipe com a responsabilidade social e refletem a maneira como o prefeito tem conduzido a sua gestão, com humanização, investimentos na capacitação dos profissionais envolvidos e um olhar especial aqueles mais necessitados”, afirmou.

As profissionais da assistência social do município participaram da solenidade de entrega dos prêmios, que aconteceu em Campo Grande, no último dia 12 de dezembro, com a presença da Secretaria Nacional de Assistência Social, Maria do Carmo Brant. De volta ao município, a equipe premiada foi recepcionada pelo prefeito em seu gabinete, onde receberam cumprimentos e parabenizações.

Mais sobre o Prêmio Mariluce Bittar

O Prêmio Mariluce Bittar é um instrumento para identificar, disseminar e reconhecer práticas bem-sucedidas desenvolvidas pela política de assistência social e que estejam contribuindo para modernização, inovação, eficácia e eficiência do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Os Municípios poderiam inscrever até duas práticas dentro das seguintes categorias:

1. serviços socioassistenciais;

2. benefícios e programas socioassistenciais;

3. gestão do SUAS

O objetivo é valorizar a iniciativa dos técnicos da assistência social dos municípios, nos três níveis de proteção que são estabelecidos dentro da política da assistência social, que são: a Gestão Básica, a Gestão da Política da Assistência Social e Proteção Especial.

Foram inscritos 32 projetos de todo o estado de Mato Grosso do Sul. Nova Andradina se inscreveu dois projetos, sendo o único município do estado ser premiado em duas categorias.