Iniciativa visa conscientizar e promover o diálogo sobre a discriminação na sociedade

Nova Andradina lançou na última sexta-feira (15) uma campanha inédita para abordar a questão da discriminação racial e religiosa. Intitulada “21 Dias de Ativismo pela Eliminação da Discriminação Racial e Religiosa”, a iniciativa busca promover a conscientização e o diálogo sobre essas formas de discriminação ainda presente em nosso cotidiano.

Organizada pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias), por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e Cidadania (Coopirc), a campanha é realizada pela primeira vez no município, representando um marco na luta pelas conquistas de direitos sociais para a população negra. Ao longo do mês uma série de atividades estão programadas.

A solenidade de abertura da campanha ocorreu no Centro de Convenções “Silvio de Sousa”, e contou com a presença de autoridades, como a titular da Semcias, Delma Prado, a subsecretária estadual de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial e Cidadania, Vânia Lúcia Baptista Duarte, vereadores do município, a coordenadora da Coopirc, Mazé Macedo, e representantes da comunidade.

Na ocasião, a secretária Delma enfatizou que é responsabilidade da família promover o respeito e a paz, e destacou a importância de dialogar sobre preconceito e discriminação em todas as esferas da sociedade.

A subsecretária estadual, Vânia Lúcia, ressaltou a necessidade de abordar a questão da discriminação racial de maneira direta e frisou a importância das campanhas para informar e prevenir atos discriminatórios.

Após o ato de abertura, Vânia Lúcia palestrou sobre o tema “Preconceitos em palavras”, abordando questões relacionadas ao poder das palavras e atitudes na perpetuação da discriminação racial e religiosa.

O Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado em 21 de março, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao massacre de Sharperville, na África do Sul, em 1960.

O lançamento da campanha foi marcado por uma apresentação musical de Bonfim e Marcela Alves, que encantaram o público presente ao interpretarem as canções “Mulher Sexo Frágil” e “Maria Maria”.