Secretaria Executiva de Políticas Públicas para a Mulher e a Fundação Nova-andradinense de Cultura homenagearam as servidoras municipais

William Gomes

Na manhã desta segunda-feira (8), o governo municipal de Nova Andradina realizou a abertura das comemorações do Dia Internacional da Mulher. O ato, organizado pela Secretaria Executiva de Políticas Públicas para a Mulher em parceria com a Fundação Nova-andradinense de Cultura (Funac), foi uma homenagem a todas as servidoras públicas municipais.

A cerimônia foi aberta pela secretária da pasta, Julliana Ortega, que deu boas vindas a todas as autoridades presentes, falando em nome do prefeito Gilberto Garcia, que cumpre agenda durante este dia em Campo Grande.

“Fizemos este momento especial para que todas as mulheres se sintam homenageadas, pois no poder público municipal temos mulheres guerreiras, competentes, que acreditam em si. Também convidamos todas as instituições parceiras que integram a rede de enfrentamento a violência contra a mulher, para enaltecer o trabalho realizado e parabeniza-las”, ressaltou a secretária de Políticas Públicas da Mulher.

William Gomes

Julliana lembrou que todos os anos, o governo municipal promove o Chá das Mulheres, porém em virtude da pandemia isso não será possível. Mesmo assim, a secretaria irá entregar uma lembrancinha a todas as servidoras e realizará sorteio de brindes, doados pelas empresas locais.

A diretora presidente da Funac, Ana Lucia Ferreira Vasconcellos, contou detalhes sobre a exposição de telas em homenagem às mulheres, que ficará montada até o final do mês de março, no hall de entrada do Paço Municipal.

“As telas são do meu acervo pessoal e da artista Jéssica Lima. São retratos de mulheres que já tínhamos em nosso ateliê. A equipe da Funac também criou painéis com colagens feitas retratando algumas mulheres marcantes da nossa história. No centro do hall da Prefeitura, a professora de grafite Cristina Garcia fez um painel com um desenho a giz com uma frase sobre a força da mulher”.

Numa de suas telas, Ana Vasconcellos fez uma intervenção para registrar o momento atual e colocou máscaras em todas as personagens retratadas (a própria artista, suas filhas e duas amigas) e escreveu: “mulheres se amem e se cuidem”, foi esta a mensagem que a diretora da Funac deixou também explicita em seu discurso na solenidade.

Marcaram presença no evento, a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Cleonice Costa Farias, a delegada Daniela de Oliveira, da Delegacia de Atendimento à Mulher, vereadores e secretários municipais.

E março será um mês dedicado às mulheres, com ações em diversas secretarias municipais, como a realização de exames preventivos nos postos de saúde, programas de incentivo à geração de emprego e renda, entre outras iniciativas.

Serviço

A exposição em homenagem às mulheres segue até o final do mês de março, no hall de entrada no Paço Municipal. As artistas e artesãs locais que tiverem interesse em participar desta iniciativa podem entrar em contato com a Funac, no Centro de Convenções.