As equipes de atletas da Terceira Idade de Nova Andradina, Rosana (com integrantes do distrito de Primavera) e Ivinhema participaram de jogos amistosos de vôlei adaptado na última sexta-feira (27).
A competição foi realizada durante os períodos diurno e vespertino no Ginásio de Esportes. Alunos do programa Pró-Jovem assistiram as partidas e se integraram as delegações de idosos no café da manhã, servido pela equipe da Semcias (Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social) através do Serviço de Serviços e Fortalecimento de Vínculos dos Idosos.
O evento reuniu cerca de 90 atletas do sexo masculino e feminino. Segundo a secretária Julliana Ortega, a finalidade maior da competição foi a integração de convivência social entre os grupos, além de incentivar a hábitos saudáveis e a qualidade de vida da terceira idade. “Esses amistosos são importantes para que eles tenham essa vivência com idosos de outras cidades, se sintam valorizados e vejam que tem mais gente praticando vôlei adaptado. E também já nos serve de preparação para os jogos da melhor idade”, comentou a gestora.
Se dentro da quadra o clima foi de competição, do lado de fora os atletas da melhor idade mostraram verdadeiro espírito esportivo. "A rivalidade é só durante o jogo mesmo, dentro da quadra. Fora é muita amizade, todo mundo é amigo”,
Ex-centroavante da equipe de futebol de Ivinhema, Maurílio Morelli, de 72 anos, disse que rejuvenesce quando participa de momentos de lazer como este. “Estamos aqui para praticar um esporte e nos divertir. Se não tivesse esse lazer, já teria morrido. A gente vai enferrujando”, ressaltou, ao relembrar que já participou da Corrida de São Silvestre e até corrida de pedestre do Trabalhador em Nova Andradina em 11 edições.
Há 12 anos no Conviver, Tereza de Oliveira (54) acredita que o objetivo maior é a união. “Vivemos em municípios tão próximos, mas ficamos distantes. Essas competições nos aproximam e ajudam a treinar para os jogos. E outra coisa: se a gente não pratica esporte, trava. A saúde é o principal benefício para todos nós”, comentou a atleta.
Após as partidas amistosas, foi realizado uma confraternização e a cerimônia de premiação no Centro de Convivência do Idoso, com a presença de todos os participantes e também de idosos de Nova Casa Verde.
Os resultados foram muito satisfatórios para a Cidade Sorriso. No masculino, Nova Andradina conquistou o título de campeã na competição, enquanto que o feminino ficou com o segundo lugar.