Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Evento reuniu representantes da sociedade civil, usuários e autoridades locais em um espaço democrático de construção coletiva por políticas públicas mais justas

Cb image default
Divulgação

Com o propósito de fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e ampliar o diálogo entre governo e sociedade, Nova Andradina realizou, nesta segunda-feira (16), a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social. Realizado no Centro de Convivência do Idoso “Aparecida Mourão”, o evento mobilizou profissionais da área, usuários dos serviços, representantes de entidades e autoridades locais em um dia de intensos debates e construção coletiva.

A solenidade de abertura foi marcada pela presença do prefeito Dr. Leandro Fedossi, que enfatizou a importância da conferência como um espaço legítimo de participação cidadã e construção coletiva.

Cb image default
Divulgação

“Hoje reafirmamos nosso compromisso com a proteção social e a inclusão. O SUAS é uma conquista que precisa ser constantemente defendida e aprimorada. É com diálogo e escuta que fortalecemos as políticas públicas e garantimos direitos a quem mais precisa. A Assistência Social é sinônimo equidade, integralidade e intersetorialidade, mas, acima de tudo, é cuidado com as pessoas. Sigam cuidando das pessoas, e contem comigo para que esse trabalho continue sendo feito de forma conjunta, com comprometimento e humanidade”, afirmou o prefeito.

Cb image default
Divulgação

A secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Cida Valdez, reforçou a relevância do momento como instrumento de democracia participativa, destacando a escuta ativa como ferramenta essencial para a construção de políticas públicas mais humanas, justas e eficazes.

Cb image default
Divulgação

Por sua vez, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Suzana Blasque, enfatizou que o principal objetivo da conferência é garantir que os debates se transformem em ações concretas, capazes de impactar positivamente a vida de quem mais precisa do sistema de proteção.

Cb image default
Divulgação

O evento contou ainda com a participação dos vereadores Marcia Lobo e Dito Machado, que representaram o Legislativo Municipal. A palestra magna foi ministrada pela assistente social Ledi Ferla, que abordou os eixos centrais do encontro: integração das seguranças sociais e benefícios do SUAS; democratização do acesso à informação; e financiamento e orçamento como instrumentos de garantia de direitos.

Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção e resistência”, a conferência promoveu palestras, grupos de trabalho e plenárias voltadas à avaliação das políticas existentes e à formulação de propostas para a etapa estadual. Também foram eleitos os delegados que representarão Nova Andradina na próxima fase do processo.

A realização foi do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, reforçando o compromisso da gestão municipal com a escuta ativa, a participação cidadã e o fortalecimento das redes de proteção social.