Idealizada pelo governo municipal em alusão à campanha Outubro Rosa.

William Gomes

A Praça Francisco Frutuoso recebeu neste sábado (20), a 1ª Feira da Mulher, idealizada pelo governo municipal em alusão à campanha Outubro Rosa. Numa ação conjunta das Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social (Semcias) em parceria com o Hospital Regional de Nova Andradina foram registrados mais de 630 atendimentos.

Com uma programação que visa desenvolver ações de promoção e prevenção à doenças, a ação ofertou atendimentos à saúde integral da mulher, orientações sobre serviços disponibilizados pela rede de assistência social como CRAS, CAM (Conselho de Atendimento à Mulher), CREAS, CAPS, Serviço de Convivência de Vínculos e Centro de Juventude.

William Gomes

Policiais pertencentes ao 8° Batalhão de Polícia Militar distribuíram panfletos e deram orientações sobre o Promusse (Programa Mulher Segura), programa de prevenção e combate à violência contra a mulher. A fisioterapeuta Valéria D`Alckmin, da Academia de Saúde, que funciona nesta praça diariamente, disponibilizou aulas de alongamento e exercício físico.

Jovens, adultos e idosos, integrantes dos programas sociais de Nova Casa Verde e de algumas regiões de Nova Andradina, e a comunidade de maneira geral passaram pelo local durante toda a manhã de sábado para serem contemplados com os serviços prestados.

O secretário de saúde Arion Aislan discursou na abertura do evento e afirmou que o objetivo da iniciativa é fortalecer o nível de informação da comunidade através da promoção da saúde, orientando sobre a prevenção de várias doenças, aspectos nutricionais e a promoção do autocuidado.

“A feira estimula a saúde preventiva. Conseguimos reunir profissionais de diversas especialidades para atendimento especial à mulher e percebemos o quanto elas estão se cuidando e buscando cada vez mais o bem estar e a qualidade de vida delas próprias e da família”, comentou o secretário.

William Gomes

A responsável pela pasta da Semcias parabenizou as equipes que atuaram na feira, enfatizando que essas ações ajudam na conscientização e na promoção da saúde da mulher. ““Toda a rede de assistência social e a secretaria de políticas públicas para a mulher estão unidas juntamente com outros parceiros na divulgação do Outubro Rosa. Precisamos cuidar da saúde e nos prevenir, por isso uma iniciativa como essa é importante”, enfatizou, agradecendo o apoio de todos os envolvidos na realização deste evento.

As atividades foram encerradas às 11h30, com uma aula de alongamento, exercícios físicos e zumba.

A feira ofertou os seguintes serviços:

• Orientação de Higiene oral, entrega de Kits de escova e creme dental;

• Aferição de Pressão Arterial e Glicemia Capilar;

• Avaliação Antropométrica;

• Testes rápidos de Sífilis, HIV, Hepatites B e C;

• Coleta de exame citopatológico de Colo Uterino e Exame Clínico de Mamas;

• Atendimento e orientação sobre planejamento familiar;

• Aulas de alongamento e exercício físico;

• Orientações sobre serviços disponibilizados pela rede da Semcias.