Automóveis irão qualificar os atendimentos do CRAS e CREAS do município de Nova Andradina

João Cláudio

Na manhã desta quarta-feira (3), o prefeito Gilberto Garcia entregou as chaves de novos veículos destinado ao uso da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias), para atender as famílias assistidas pelo CRAS Irman Ribeiro, CRAS Durval Andrade Filho e CREAS.

São 3 carros, Spin Premier, zero km, de 7 lugares, adquiridos com recursos federais no valor de R$ 300.000,00, advindos da portaria 378 – que prevê investimentos nos blocos de Proteção Social Básica (CRAS) e bloco de Proteção Social Especial (CREAS) para a execução de ações socioassistenciais, devido à situação de emergência na saúde pública de importância internacional decorrente da COVID-19.

Os poucos municípios que receberam esse repasse foram os que demonstraram regularidade nos sistemas que são alimentados com informações fornecidas pela rede de assistência, em especial o CRAS e CREAS. Por isso, a secretária da pasta da Semcias, fez questão de parabenizar sua equipe de trabalho, que montou todos os processos, agindo com eficiência para viabilizar os recursos financeiros para a compra dos veículos.

João Cláudio

Ao prestar contas dos recursos já encaminhados para a assistência social do município no enfrentamento a Covid-19, Juliana Ortega confirmou que a finalidade da portaria 378 é aumentar a capacidade de resposta do SUAS no atendimento às famílias e aos indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social.

“Recebemos pouco mais de 1.042.800,00, sendo aplicados até agora R$ 286 mil empregados na aquisição de kits alimentares para atender cerca de 7 mil famílias cadastradas no Cad Único, ou seja, famílias vulneráveis que precisam do apoio governamental; mais R$ 28 mil em cobertores, R$ 15.400,00 em colchões, R$ 32 mil a Casa do Imigrante para a aquisição de marmitas, materiais de higiene, colchões e outras necessidades. Hoje, entregamos os 3 veículos no valor de 300 mil reais. Ainda temos 400 mil na conta, para investimentos autorizados pelo governo federal”, informou a secretária.

João Cláudio

Gilberto Garcia explicou que a ampliação da frota de veículos municipais faz parte da modernização dos processos e qualidade na prestação de serviços dos setores da administração. “Estamos investindo na frota com novos veículos, ambulâncias, tratores, ônibus escolares e máquinas agrícolas. Implantamos o sistema de rastreamento e monitoramento via satélite dos veículos da saúde, entre outros programas para modernizar e dinamizar os serviços à população”, destacou o prefeito.

Os veículos atenderão aos usuários diariamente, através do acesso a oferta dos benefícios sociais, garantindo com esta aquisição: transporte do usuário para acesso do benefício eventual, atualização de cadastros, visitas a famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, visando o bom desempenho das atividades e buscando ampliar a capacidade de atendimento ao público atendido.

Durante a solenidade também foram entregues 03 motos, adquiridas pela Secretaria de Finanças e Gestão, com recursos próprios, ao custo de R$ 13.349,00 cada, totalizando investimentos da ordem de R$ 40.047,00.

A cerimônia foi prestigiada pela primeira dama, Joana Darc, o presidente do legislativo, Leandro Fedossi, vereadores Márcia Lobo, Fábio Zanata, Arion Aislan, Cida Valdez, Gabriela Delgado, Alemão da Semente e Wilson Almeida; secretários municipais Emerson Nantes, Hernandes Ortiz, Sérgio Maximiano, Giuliana Masculi, Valter Valentim Pinto, e procurador do município, Jailson Pfeifer.