Programa Especial Jovem Aprendiz Rural diminui as distâncias entre o mundo do trabalho e os futuros profissionais do agro

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (15), a aula inaugural do curso de qualificação profissional de aprendizagem do Programa Especial Jovem Aprendiz Rural Seja – Aprendizagem em Administração Rural, cuja finalidade é diminui as distâncias entre o mundo do trabalho e os futuros profissionais do agro.

A iniciativa é uma parceria entre a Energética Santa Helena, Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência social, Sindicato Rural de Nova Andradina, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso Do Sul – FAMASUL, e do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/MS.

De acordo com Elisiane Helena Gomes, a empresa possui obrigação legal regida pela lei 10.097/2000 (determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de jovens aprendizes no quadro de funcionários), a qual vem sido cumprida internamente.

Porém muito mais que uma obrigação legal, dentro das ideologias da empresa, um de nossos valores é: “Responsabilidade social e Crescimento das Pessoas”.

Considerando essa premissa, esse ano de 2021 a empresa Energética Santa Helena buscou parceria junto a Prefeitura Municipal de Nova Andradina, SENAR e Sindicato Rural para realizar o Programa de Aprendizagem na modalidade “Cota Social”. Através desta ação social, estamos cumprindo a nossa missão.

Importante ressaltar que esse Projeto só está acontecendo porque todos os parceiros abriram as portas e principalmente os jovens aqui presentes disseram SIM. “Uma semente está sendo plantada e esperamos que possamos colher bons frutos”, destacou a representante da Usina.

Já o presidente do Sindicato Rural, Hemerson Israel dos Santos, ressaltou a importância das parcerias para a viabilização de cursos na área. “Há alguns anos, o sindicato promovia 18 cursos por ano. Hoje, são mais de 100, a maioria dentro dos assentamentos rurais. Esse crescimento exponencial foi possível graças as parcerias como esta”.

“A união faz a força”. Esta foi uma das frases utilizadas pela secretária Julliana Ortega, para exaltar o trabalho desenvolvido por todas as instituições na viabilização deste projeto social. E complementou: “Obrigada pela confiança na gestão municipal, que tem como uma das frentes de trabalho a juventude. Acreditamos que a qualificação profissional é primordial para o jovem ter um futuro mais promissor. É uma oportunidade para que possam adquirir conhecimento e ingressar no mercado de trabalho. O governo municipal tem e sempre terá as portas abertas para os nossos jovens porque acredita no potencial e capacidade dessa nova geração”, completou a gestora.

Na análise do prefeito Gilberto Garcia, esta modalidade de aprendizagem, denominada “cota social” permite ao município atender, com prioridade, adolescentes e jovens, no seu primeiro emprego formal, com a manutenção do vínculo do ensino regular, aliado ao atendimento dos programas já desenvolvidos pela secretaria de assistência social, formando um tripé muito benéfico para a formação de jovens: educação profissional, trabalho e escola.

“Para os jovens este é um desafio importante. Para concluir essa etapa de capacitação é fundamental coragem e determinação. Vocês têm o privilégio de conciliar aprendizado com remuneração. Agarrem essa oportunidade e vençam o desafio. O país precisa de técnicos, de profissionais que sabem aliar tecnologia com conhecimento. Vocês serão os condutores dos novos tempos. Quero estar na formatura para parabenizar cada um e ver os resultados”.

Também se fizeram presentes na solenidade, a primeira dama, Joana Darc Bono Garcia, as secretárias Julliana Ortega (assistência social) e Giuliana Masculi Pokrywiecki (educação), a vereadora Marcia Lobo, servidores municipais, colaboradores da Santa Helena e 40 jovens que irão participar do curso profissionalizante.

Ao final da cerimônia, foi realizada a entrega da mochila e demais materiais didáticos que serão utilizados no curso.

Mais sobre o programa

O Programa Especial Jovem Aprendiz Rural capacita jovens e adolescentes para o ingresso no mercado de trabalho, sem prejuízo à escolaridade formal, através de atividades controladas, em ambiente protegido, atendendo a demanda existente, focada na realidade da empresa empregadora, respeitando as legislações específicas.