O Procon Municipal de Nova Andradina encerrou na última semana as ações: Procon na Rua, Procon no Comércio e o treinamento dos servidores do órgão.

No último dia 22, o Procon Municipal e o Procon MS realizaram visita institucional ao presidente da ACINA (Associação Empresarial de Nova Andradina), Renato Lazarini, para debater a importância do comércio local em aderir a prática de trabalhar conforme o Código de Defesa do Consumidor, tendo o órgão se colocado à disposição para orientações nos conflitos consumeristas.

Já no dia 23 de novembro, no Distrito de Nova Casa Verde, o Procon em parceria com o Procon MS realizou as mesmas ações levando atendimento aos consumidores locais e também visitas de orientação e prevenção aos comerciantes. O evento foi finalizado com uma palestra sobre as legislações pertinentes do Código de Defesa do Consumidor elucidando seus deveres e direitos. O encerramento da ação Procon no Comércio, ocorreu no dia 24 novembro em Nova Andradina. Foram visitados mais de 200 estabelecimentos comerciais e o encerramento contou com palestra sobre Direito do Consumidor.

Segundo a diretora do órgão, Jaquelini Duran, ainda existem dificuldades entre o órgão e os comerciantes. “Nós acreditamos que trabalho preventivo e a educação relacionada ao consumo dos comerciantes locais, o número de reclamações consumeristas tendem a diminuir, embora ainda exista relutância entre os comerciantes em se adequar à legislação” pontuou.

Nas palavras de Jaquelini, “foi um momento ímpar para debatermos assuntos relacionados ao Procon Municipal e o Código de Defesa do Consumidor. O Procon estadual novamente se colocou à disposição juntamente com o município para realização de projetos para captação de recursos”.

Ela ainda ressalta que a equipe tem passado por treinamento constante. “Hoje o Procon passa por necessária estruturação. Contamos com um quadro de novos servidores, além de estarmos aderindo ao novo sistema disponibilizado pela secretaria nacional de defesa de proteção ao consumidor. O Procon Municipal de Nova Andradina está entre os quatro Procons no MS a aderir este novo sistema. Tem sido um desafio. Estamos contribuindo juntamente com a SENACON (Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor) para a implantação e melhoria do sistema, porém acreditamos que apesar das adversidades que encontramos no dia a dia o sistema vem para melhor atender os consumidores” pontuou a diretora.

Ainda no dia 24, houve uma agenda institucional com o prefeito Gilberto Garcia, o Procurador Geral do Município, Daniel Oliveira Bastos, a Secretária de Assistência Social, Delma Prado, o Superintendente do PROCON/MS, Rodrigo Vaz, a Diretora do Procon Municipal Jaquelini Duran e o Procurador Municipal adjunto ao Procon, Caio Klein.

Hoje o Procon municipal conta com a diretoria do órgão, assessoria jurídica, três atendentes e um estagiário. Conforme Jaqueline, “a ideia é que com a realização de concurso nos próximos anos a equipe ganhe ainda mais força e capacidade de atender uma demanda cada vez maior”. Ela destaca que o governo municipal tem atendido as solicitações e futuramente o Procon municipal terá novas instalações físicas.