Programa Maria da Penha vai à Escola será novamente o “carro-chefe” da campanha

João Cláudio

Visando sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social/Secretaria Executiva de Políticas da Mulher deu início às articulações e parcerias para a realização do “Agosto Lilás”.

Nesta segunda-feira (17), parceiros ligados diretamente as ações de enfrentamento à violência contra a mulher se reuniram com o prefeito Gilberto Garcia e a secretária Julliana Ortega para definir o lançamento e a programação desta campanha, que é realizada anualmente, no mês de agosto, em alusão à sanção da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006) que completa 12 anos de criação.

O lançamento oficial ocorrerá no dia 07 de agosto, às 19h30, na Câmara Municipal. Estão previstas, ações de mobilização, palestras, debates, encontros, panfletagens e eventos municipais com o tema: “Lei Maria da Penha e o Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”.

Carro-chefe da Campanha, o Programa Maria da Penha vai à Escola consiste em ações educativas voltadas ao público escolar, contemplando prioritariamente alunos do ensino médio das escolas estaduais, municipais e particulares de ensino.

A Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres é o órgão responsável pela realização das atividades previstas na lei, fazendo-as de forma articulada com organismos municipais de políticas para mulheres, podendo firmar parcerias com instituições governamentais e não governamentais empresas públicas e privadas, movimentos sociais, conselhos de direito e conselhos de classe.

Gilberto Garcia agradeceu as entidades parceiras nesta campanha e apontou a importância dessas ações de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. “É importante promover essa reflexão para a sociedade, sensibilizar, orientar e ampliar o conhecimento sobre a Lei Maria da Penha, que já existe há 12 anos, mas que ainda é pouco conhecida”, comentou o prefeito.

A gestora da Semcias, Julliana Ortega elogiou o engajamento de todas instituições nessa iniciativa, agradecendo a todos pela parceria. Para ela, as ações educativas da campanha reafirmam o compromisso do município com a política para mulher. “Acreditamos que através da educação podemos transformar as pessoas. A violência não é um fenômeno que acontece só em uma classe social, em uma idade ou com um determinado segmento de mulheres. Por isso, contamos com o apoio de todos na prevenção e combate à violência e a disseminação do conhecimento para toda a população”, frisa Ortega.