A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizaram ontem (27), a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema central: “Situação dos direitos humanos de criança e adolescente em tempos de pandemia da covid-19: violações de vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

A Conferência que aconteceu no Centro de Convivência do Idoso (Conviver), teve como objetivo promover ampla mobilização nas esferas municipal, estadual e nacional para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da covid-19 na vida das crianças e adolescentes e de suas famílias para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.

A abertura contou com apresentação cultural da Apae pelo projeto dança e vida, com a participação dos dançarinos: Alessandra Miranda de Oliveira e João Paulo Amorim Alves, sob supervisão do professor Wagner Jorge Rodrigues e do Coral da AABB, que é regido pelo professor Alex Pires sob a coordenação de Ivani Bilk Yano.

O palestrante do evento foi Sérgio Wanderley Silva, com um vasto currículo de serviços e atividades prestadas pela comunidade em geral, atualmente é assistente social da Prefeitura Municipal de São Gabriel D’Oeste; Coordenador Geral da Associação dos Anglicanos Solidários de Campo Grande e Conselheiro Estadual de Assistência Social do MS.

A secretária Delma Prado Cavalcante, nessa ocasião representando o prefeito Gilberto Garcia, agradeceu a presença de todos aqueles que se dispuseram a estar ali e explicou a importância de aprender mais sobre o assunto. “Eu tive certeza desde o primeiro momento, que quem não veio, perdeu muito. É possível sentir a suma importância do evento para todos que aqui estão. O momento de pandemia mexeu com todos e sabemos que as sequelas desse período se estende muito além do que vemos. Precisamos ouvir mais sobre o assunto e aprender para colocarmos em prática. ”

Também estiveram presentes, Ana Claúdia Martins Luz, Presidente do Conselho Municipal dos direitos das crianças e adolescentes e o diretor presidente da Agência Municipal de Habitação, Luciano Leal.