Com orientação profissional, as atividades foram desenvolvidas por educadores infantis em parceria com familiares visando o bem-estar dos alunos do Ceinf do bairro Centro Educacional.

O programa de orientações sobre saúde e bem-estar das crianças, idealizado pela diretora do Ceinf Marly Moretti Hernandes, professora Jane Darc Chaves Faustino, teve o intuito de orientar pais e familiares dos alunos sobre os principais cuidados com a saúde física e mental dos pequenos durante a pandemia.

Envolvendo toda a comunidade, as atividades do programa tiveram como responsável técnica a enfermeira Silvia Rosenbaum, profissional com vasto currículo e serviços prestados à saúde, especialmente da primeira infância. Dentre outras funções, Sílvia atuou como coordenadora de UTI Neonatal em Sorocaba-SP e esteve à frente da Secretária da Saúde do município de Batayporã-MS.

A realidade da pandemia exigiu protocolos de biossegurança, exigindo inicialmente a suspensão das aulas presenciais. Neste cenário, a produção de vídeos foi fundamental na execução do projeto. Com variados conteúdos sobre saúde e bem-estar, as produções videográficas foram divulgadas em redes sociais, compartilhando junto aos pais uma série de conhecimentos sobre as necessidades do bebê e desenvolvimento da criança. Todo o material on line pode ser acessado na página do Facebook do Ceinf Marly Moretti Hernandes.

De acordo com a diretora do Ceinf, Jane Faustino, a maior preocupação do Centro de Educação Infantil foi garantir que o programa fosse executado por profissional experiente no assunto para conversar com as famílias, com vídeos curtos, explicados de uma forma simples e clara para que as mães pudessem aproveitar ao máximo as informações.

“A enfermeira Sílvia é uma profissional que ama o que faz e vem nos trazer um pouquinho de sua vasta experiência sobre os bebês”, disse a professora Jane. Já a instrutora do programa, Silvia Rosenbaum, destacou os desafios e objetivos de seu trabalho, considerando algumas dicas importantes.

“Lembre-se sempre de reforçar positivamente as ações da criança, incentivando-a a continuar em seus desafios, valorizando a convivência, com incentivo à autonomia. A criança tem a percepção de quando os pais participam de seu crescimento e isso a torna ainda mais feliz”, completa a enfermeira.