Agentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em visita à Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Nova Andradina na manhã desta sexta-feira (16), relataram dificuldades no trabalho de coleta de informações para o Censo 2022 no município.
Até o momento, a equipe que atua em Nova Andradina trabalha com déficit de 10 agentes censitários. Os interessados em ocupar uma das várias vagas disponíveis têm até hoje, sexta-feira (16) para se inscrever, preenchendo um formulário no Posto do Censo, localizado na Alcides Menezes de Faria, 1216.
Segundo os supervisores, o principal obstáculo para o êxito do Censo no município é a falta de agentes recenseadores. O quadro atual da cobertura do censo ao contingente populacional em Nova Andradina, considerando a estimativa atual de 56.057 habitantes, está bem abaixo da média, com menos de 20% da população recenseada, considerando que no país, esse índice já passa de 35%.
Desde 1º de agosto, quando os trabalhos nas casas começaram, muitos dos imóveis visitados não atenderam aos recenseadores, que estão identificados com coletes do IBGE e crachás. Já entre a população ouvida até o momento, há também moradores que se recusam a responder ao questionário.
A supervisora Jayne Lima, revela que já foi dispensada de lares que tentou visitar por falta de confiança do morador até por razões políticas, mesmo o órgão não tendo ligação com o partido ou instituto de pesquisa eleitoral.
"Já tive recusa por desconfiança do morador, por achar que o governo já sabia de tudo e que ele não precisava passar as informações e também por razões políticas, confundindo com cabo eleitoral. Infelizmente, tem muitas pessoas que não conhecem [o Censo] e não sabem da importância que ele tem", disse Jayne.