João Cláudio

Quais informações devem contar em um currículo? Como se portar em uma entrevista de emprego? Com o objetivo de preparar as pessoas para dar a resposta correta a essas perguntas, o Programa Acessuas Trabalho realizou um ciclo de 24 oficinas com eixos relacionados ao mundo do trabalho.

As capacitações são voltadas para quem está em busca de uma vaga no mercado de trabalho, seja primeiro emprego ou recolocação profissional. Entre os assuntos abordados durante as 5 últimas semanas na Casa do Trabalhador estão a elaboração do currículo profissional, posturas profissional e comportamental e apresentação em entrevista de emprego.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre Semcias (Secretaria de Cidadania e Assistência Social), Casa do Trabalhador e Sinconova (Sindicato do Comércio Varejista de Nova Andradina).

João Cláudio

Na última sexta-feira (26), foi realizada a solenidade de encerramento dessas atividades no Centro da Juventude. A secretária Juliana Ortega e equipe Semcias marcaram presença, além de alunos e professores do SENAI, SENAC (CIEE), equipes do Procon e Casa do Trabalhador e a gerente administrativa do Sinconova, Gení Pereira Santos.

João Cláudio

Em seu discurso, a coordenadora Cida Valdez comentou sobre a importância da qualificação profissional e trouxe indicadores sobre o perfil dos candidatos que buscam uma vaga de trabalho.

“Verificamos que três indicadores de avaliação são recorrentes entre aqueles que estão à procura de emprego: a baixa escolaridade, o alto índice de evasão escolar e a falta de informações nos currículos elaborados. Então, tenho convicção de que essas oficinas podem ajudar a aumentar as chances das pessoas conquistarem uma oportunidade profissional”, avalia a responsável pela Casa do Trabalhador.

A coordenadora confirmou que encaminhou e orientou vários participantes a dar continuidade aos estudos bem como a necessidade de participar de novas formações por meio de cursos de curta duração, de acordo com o perfil exigido pelo mercado do trabalho.

João Cláudio

Falando em nome do Sinconova, Geni destacou a preocupação da atual gestão municipal com a preparação dos jovens para o primeiro emprego. “Em 30 anos que moro aqui nunca vi um governo tão comprometido com a qualificação dos jovens. O comércio precisa de pessoas capacitadas e resolvemos ajudar o município nesta tarefa. A integração entre poder público, sindicatos e Acessuas é um passo importante para atender a demanda por trabalhadores qualificados no mercado local”, informou a gerente do sindicato patronal.

João Cláudio

A secretária da pasta, Julliana Ortega, disse que a inserção de jovens no mercado de trabalho é um projeto iniciado em 2017, nesta gestão e tem o apoio incondicional do prefeito Gilberto Garcia. “O Acessuas Trabalho tem feito a diferença na vida dos jovens da nossa cidade. Ficamos muito satisfeitos com os resultados alcançados, em especial, porque vemos tantos jovens tendo uma oportunidade para progredir tanto no âmbito profissional como pessoal”, afirmou a titular da Semcias.

Workshop gratuito

Fechando com chave de ouro este ciclo de oficinas, os 221 concluintes foram presenteados com um workshop gratuito com o tema: “Conhecimento no Presente, transformando pessoas de sucesso no Futuro”, ministrada por Perroni, numa cortesia oferecida pelo Sinconova, que trouxe o coach para dar uma palestra aos comerciantes locais.

Divulgação_Acessuas

Participantes das oficinas contam sua experiência

Para a técnica em agropecuária, Larissa Michaela Cavalcante dos Santos (18), a palestra mostrou a importância de correr atrás de seus objetivos, porém com responsabilidades e com humildade e sempre pensar nos outros não só em si mesmo, pois o sucesso você corre atrás e a felicidade você vive no presente.

A jovem também agradeceu a oportunidade de participar das oficinas. “Ganhei conhecimentos que irei levar para minha vida inteira como não desistir com facilidade e não se sentir inferior. Os desafios sempre existem e o importante é buscar sempre o aprendizado porque conhecimento nunca é demais”, disse em depoimento, contente por finalmente conquistar um emprego na empresa Laguna.

“No período da manhã eu trabalho e, à tarde, estou cursando assistente de administração no Senai. Assim, concilio trabalho e conhecimento ao mesmo tempo. Desafios, todos nós enfrentamos, porém basta ter foco, fé e determinação que o sucesso nos espera. O mundo é de todos nós – jovens, apenas temos que aproveitar aquilo que nos oferecem”, aconselha a jovem.

Divulgação_Acessuas

Pai de 3 filhos, Paulo Sérgio Gonçalves (27) está desempregado. O estudante disse que se sente mais preparado para enfrentar o mercado de trabalho após participar das oficinas. “Antes de conhecer o trabalho da equipe Acessuas tinha um jeito diferente de ver e lidar com as adversidades do dia a dia. Agora, tenho outra visão de pensar e agir. Estou cursando administração de empresas e procuro oportunidades como estagiário e auxiliar administrativo. Gostaria de agradecer o prefeito Gilberto Garcia e todos os profissionais envolvidos nesse maravilhoso projeto”, comentou, elogiando também a disponibilidade de Perroni para realizar esta palestra gratuitamente.

Tema das oficinas:

• Como se comportar em uma entrevista de trabalho

• Maria Aparecida Valdez/Casa do Trabalhador .

• Postura Profissional

Gení Pereira dos Santos/Sinconova