Com a participação de mais de 2,5 mil pessoas, levando para a avenida Moura Andrade o patriotismo e orgulho nacionais, as riquezas, belezas e contradições do Brasil, o Desfile Cívico do ano de 2023 emocionou o grande público que compareceu ao longo do trajeto, desde à Praça Brasil, passando pela plataforma de autoridades formada na esquina com a Elizabeth Robiano, até a dispersão, na altura do estacionamento do Paço Municipal.
A manhã deste 7 de Setembro foi marcada por lindas apresentações cívicas, desde a participação de pelotões dos Bombeiros e Polícia Militares, às escolas públicas (municipais, estaduais e federal), estabelecimentos de ensino privados e Centros de Educação Infantil, às quais, trazendo para o Desfile, seus projetos desenvolvidos, histórias, curiosidades e reflexões sobre a data, o município, o Estado e o Brasil.
As performances das bandas e fanfarras foram um destaque à parte do Desfile. Além de ritmos sincronizados, que embalaram o público através dos tradicionais toques marciais, também fizeram parte do repertório composições musicais contemporâneas. Outro traço marcante das bandas foram a elegância dos figurinos dos corpos coreográficos, com belas maquiagens; outro destaque foram os mais variados tipos de penteados dos componentes das bandas, características muito elogiadas pelas pessoas que assistiram as execuções artísticas que passaram pela Moura Andrade.
Clubes de Escoteiros Desbravadores, com seus tradicionais trajes, jovens membros da Ordem Demoley, comunidade da APAE, reliqueiros e seus possantes conservados pela paixão de seus proprietários, também passaram pelo trajeto, chamando a atenção e ao mesmo tempo, encantando o público presente.
Participantes e monitores de projetos sociais desenvolvidos e apoiados pelas secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, sobretudo, pelas Fundações de Cultura e de Esporte e Lazer, também estiveram na Avenida. Atletas, artistas e marcas da cultura e religiosidade nacionais, como as religiões de matrizes africanas, foram destaques neste Ato Cívico do Dia da Pátria.
O Desfile foi aberto com o hasteamento dos Pavilhões Municipal, Estadual e Nacional, realizado pelo representante do Executivo Municipal, o vice-prefeito Milton Sena, o presidente da Câmara, Leandro Fedossi e pelo Juiz da Comarca de Nova Andradina, Walter Arthur Alge Netto, com a execução do Hino Nacional, pela Banda Municipal Getúlio Vargas, seguido pela passagem de viaturas e Pelotões da Polícia Civil, Bombeiros e Polícia Militares. A realização do Ato Cívico, em comemoração ao Dia da Pátria, é uma realização da Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, que contou com o apoio da sociedade civil.
As comemorações do Feriado Nacional da Independência do Brasil foram encerradas com uma apresentação de gala da Banda Municipal Getúlio Vargas, diante da plataforma de autoridades que além dos chefes de Poderes, contou com a presença da primeira dama Joana Darc Bono Garcia; das vereadoras Cida Valdez e Márcia Lobo; dos vereadores Arion Aislan, Deildo Piscineiro, Alemão da Semente, Fabio Zanata, Wilson Almeida e Antônio Tomaz.
Além do Procurador Geral do Município, Daniel Bastos, o secretariado municipal esteve presente em sua totalidade, sendo Giuliana Masculi Pokrywiecki (Educação); Emerson Nantes (Finanças); Roberto Ginel (Semusp); Hernandes Ortiz (Saúde); Valter Valentim (Administração); Juliana Lopes (Meio Ambiente); também presente esteve o Comandante do 8° Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Paulo Renato, acompanhado de militares, devidamente fardados para a solenidade.