Na noite desta segunda-feira (4), o prefeito de Nova Andradina prestigiou a Sessão Solene de abertura dos trabalhos dos Vereadores para o biênio de 2019-2020.

Foto: William Gomes

Mais uma vez mostrando respeito institucional e entendendo a importância do diálogo permanente com o Poder Legislativo, o prefeito Gilberto Garcia prestigiou a abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores para o ano de 2019, participando de Sessão Solene realizada na noite desta segunda-feira (4), no Plenário Sidney Sanches.

Aberta pelo novo presidente, vereador Amarelinho (MDB), a solenidade contou com as presenças do promotor Alexandre Rosa Luz, secretários municipais, ex-vereadores, líderes de entidades sindicais, religiosas, de organizações não governamentais, clubes de serviços, além da OAB seccional Nova Andradina.

Em sua saudação, o prefeito de Nova Andradina ressaltou o papel fundamental da Câmara no desenvolvimento do município e defendeu a independência da Casa de Leis, considerando que haja sempre o princípio da harmonia entre os poderes. Gilberto lembrou que governar é também tomar medidas amargas, às vezes impopulares, entretanto, necessárias para implementar políticas públicas, desde à saúde ao meio ambiente.

Foto: William Gomes

“Governar Nova Andradina é um exercício de responsabilidade e, às vezes, assumir a dura tarefa de criar mecanismos para aumentar a arrecadação que sofreu duros cortes de repasses do ICMS. Prefeito nenhum gosta de criar imposto, mas implantar melhorias requer coragem em adotar medidas impopulares”, disse Gilberto

Ao discursar, Gilberto Garcia apontou que sua grande missão é a de resgatar os compromissos feitos em campanha. “São três grandes metas: concluirmos o Anel Viário, obra que estava há anos parada e que resgatamos porque temos respeitabilidade política e institucional; a segunda meta é a construção de mil casas, destas, já temos 802 contratadas e em construção; e a última grande meta, resgatarmos a obra do aeroporto de Nova Andradina, desde 1998 abandonado, e que vamos, com o apoio político desta Casa junto aos seus representantes na Assembleia e junto à Bancada Federal, concluirmos e homologá-lo para abrirmos nossa logística e assim, recebermos investidores externos, fundamental na geração de empregos”, explicou o prefeito.

Foto: William Gomes

O alcaide afirmou que sua gestão persegue o dever de zelar pelo dinheiro público, economizando cada real arrecadado. Em 2018, através de Decreto, Gilberto reduziu seu próprio salário e os salários do vice-prefeito, dos secretários municipais e de cargos comissionados. De modo categórico, o prefeito de Nova Andradina afirmou que governar é não usar da função de mandatário para o próprio enriquecimento, é não roubar e não deixar roubar.

Ao finalizar sua mensagem, Gilberto agradeceu a parceria da Mesa Diretora anterior, especialmente a partir da devolução das sobras do duodécimo, que foi possível realizar dois importantes programas na área da saúde, um para atender cirurgias eletivas e outro que está garantindo a oferta de 3,8 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias em oftalmologia, ambos executados pelo Hospital Regional. O chefe do Executivo Municipal acrescentou que seu programa de gestão está em governar para os mais simples e mais humildes cidadãos, e cobrou da nova Mesa Diretora um esforço ainda maior em economizar o duodécimo repassado mensalmente à Câmara.

Encerrando a Sessão, o presidente da Casa de Leis Vailton Sordi, o Amarelinho, fez um expresso compromisso com a transparência pública, tornando abertos os processos e as despesas da Casa a partir da publicação mensal de balancetes, canalizando todos os esforços em economizar os repasses financeiros à Câmara, de modo que os recursos sejam revertidos em benefícios à comunidade.

“Vamos gastar apenas o necessário e neste mês, por exemplo, já economizamos quase R$ 114 mil dos recursos provenientes do duodécimo, para que a Prefeitura possa aplicar em mais saúde, como na aquisição de uma ambulância para Nova Casa Verde, ampliando a cobertura dessa região tão importante para Nova Andradina”, disse Vailton Amarelinho.