Na manhã desta quinta-feira (13), o Secretário de Estado esteve acompanhado do chefe de Gabinete do governador, Luiz Otávio Chiarello e do prefeito Gilberto Garcia

Na manhã desta quinta-feira (13), o prefeito Gilberto Garcia, recepcionou no Aeroporto Municipal, o secretário de Estado de Governo, Pedro Caravina, que esteve na cidade para participar da solenidade de abertura da Exponantec - Exposição Agropecuária de Nova Andradina - Feira Técnica, representando no ato, o governador Eduardo Riedel.

Na oportunidade, Caravina visitou duas ações de grande importância para Nova Andradina, realizadas pelo Governo do Estado, em convênio com a prefeitura. Assim que aterrissou no Aeroporto Municipal, o secretário de Estado, na companhia do prefeito Gilberto Garcia, do vereador Arion Aislan e dos secretários Júlio César Castro Marques e Emerson Nantes, vistoriou as obras de drenagem e pavimentação asfáltica da estrada que liga a MS 134 até a pista de taxiamento do Aeroporto Municipal de Nova Andradina.

O canteiro de obras, visitado nesta manhã, correspondente a 950 metros de extensão, já conta com a terraplanagem concluída. A fase atual consiste na preparação do solo, com a compactação e a implantação de guias, no trecho que vai desde o trevo em construção na MS 134, até a pista de taxiamento do Aeroporto. O empreendimento em execução é custeado pelo Governo do Estado, com valores na ordem de R$1,7 milhão.

Equipar Aeroporto Regional segue como meta da administração municipal

Com a homologação do Aeroporto junto a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), projetos em estudos e outros já protocolados na Secretaria de Estado de Governo visam adequar a estrutura para pousos e decolagens de qualquer tipo de aeronave. Com o Plano Diretor analisado e aprovado pelos vereadores, a meta da Secretaria Municipal de Infraestrutura é dotar o novo modal logístico com cercamento, angares, posto de combustível, oficina e sala de recepção de passageiros.

Outra demanda necessária para adequar a pista de pousos e decolagens, inclusive a de taxiamento de aeronaves, é a implantação de sinalização viária noturna e demais sinalizações no solo, além de balizamento e o alambrado, pleitos que o prefeito havia protocolado quando Reinaldo Azambuja ainda estava no comando do Governo Estadual e que, dada a mudança de chefia do Executivo, Gilberto Garcia teve de reiterar o pleito junto ao governador Eduardo Riedel.

Visita à erosão da MS 473

Outra obra visitada por Caravina, que estava acompanhado do chefe de Gabinete do governador Eduardo Riedel, foi a da contenção de erosão no trecho que vai do perímetro urbano ao campus do IFMS, na MS 473, executada pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) e a Prefeitura de Nova Andradina.

Estado e prefeitura alinham ações de enfrentamento às erosões

Ontem, quarta-feira (12), em reunião realizada na Capital, foi definido um plano de ação para conter de forma definitiva a erosão na MS-473. Recebido pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Hélio Peluffo, Gilberto Garcia levou a preocupação com o desenrolar das obras de recuperação das erosões, que devido as fortes chuvas, se estenderam por maior tempo, a ponto de se perder grande parte do trabalho realizado.

Como resultado da reunião, a prefeitura ficou responsável em elaborar um projeto executivo para uma nova obra e a Agesul fará a licitação do empreendimento logo após a conclusão do projeto. Enquanto os dois entes públicos trabalham com as questões documentais que antecedem a execução da obra, o trecho afetado pela deterioração do solo seguirá sinalizado e isolado. O trânsito de veículos está ocorrendo normalmente através de um desvio.